Cerca de 10 milhões de colchões são descartados sem destino adequado anualmente no Brasil. Neste contexto, a Auping surge como protagonista de uma mudança radical, baseada na economia circular. A centenária marca holandesa não apenas lançou o primeiro colchão 100% reciclável do mundo, em 2020, como também inovou com a coleção completa circular em 2024, produzida com aço e poliéster reaproveitados, fechando ciclos produtivos para combater o desperdício.
E é o primeiro colchão 100% circular do mundo o protagonista da instalação na vitrine da Collectania (@collectania) na alameda Gabriel, que convida o público da DW! SP 2025 a experimentar essa revolução na prática. O colchão é circular desde as molas de aço até os demais componentes: cada um deles é projetado para ser desmontado, reciclado e transformado em novos produtos, sem gerar resíduos.
A ambientação da vitrine e os interiores da loja também trazem em evidência uma série de materiais sustentáveis e de baixo impacto ambiental, do acervo da MateriaLab (@materialabdesign), que cataloga mais de mil exemplares de amostras. É deles a materioteca que ocupa a Collectania até 26 de março e promete ampliar o repertório de soluções e matérias-primas.
Quem for à loja até o dia 14 pode realizar uma visita guiada completa com Carol Piccin, diretora do MateriaLAB, sempre a partir das 14h. Uma verdadeira imersão tátil e visual, mostrando desde resíduos transformados em insumos de luxo até aplicações reais em design de interiores. Imperdível.