BaFu articula circuito de arte e design que dialoga com o legado de Mário de Andrade

Detalhes do acontecimento

DATA: 11 a 16 de março de 2025

LOCAL: 2° Circuito BaFu – Barra Funda de Arte e Design - vários lugares

Pelo segundo ano consecutivo o BaFu – Barra Funda Autoral (@barrafundaautoral) participa da DW! Semana de Design de São Paulo e aproveita o movimento para promover o Circuito BaFu – Barra Funda de Arte e Design. Nesta edição, de 11 a 16 de março, a proposta curatorial investiga projetos e trabalhos que, de alguma forma, foram atravessados pela inquietude de Mário de Andrade. O escritor modernista foi um dos mais célebres moradores do bairro, que atualmente assume protagonismo na cena do design autoral e independente de São Paulo.

BaFu

Na sede do BaFu, em um sobrado na Barão de Tatuí, estão expostos trabalhos de designers, artistas e estúdios criativos independentes, incluindo instalações e exposições de encher os olhos, de nomes como Ida Feldman, Eugênio Vojkovic, Lyncon Valença, Sarú Atelier e Save Me Design. As visitas e compras podem ser feitas até 15 de março, das 12h às 19h e, no domingo, dia 16, das 13h às 18h.

Entre os destaques, procure a coleção As Cores da Ancestralidade, da Terán, que recupera e ressignifica o trabalho em metais com mais de 4 mil anos de história, e da Abya Yala (América Latina), com foco na joalheria.

Outra atração é a série composta de oito mesas intitulada Desvairada, assinada por Leo Ceolin, da El Ciclo. As peças dialogam com a obra Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade, e aplicam gravações de tipos em courrier, para remontar à Manuela, máquina de escrever Remington usada pelo modernista.

Não perca, ainda, as imagens de Bia Ferrer que estruturam a exposição São Paulo Desaba e Recomeça à Cada Esquina, em cartaz até 16 de março, também no BaFu.

Conheça a programação completa.

Casa Mário de Andrade

Na Casa-Museu Mário de Andrade (@museucasamariodeandrade), onde residiu o escritor à rua Lopes Chaves, o Núcleo de Pesquisa promove no dia 12 o bate-papo O Artista e o Artesão: Design em Mário de Andrade. A conversa é gratuita e disponibiliza inscrição.

No espaço, assim como no BaFu, há ocupações de diversos artistas, artesãos e designers. Alguns nomes são Ana Tavares – Todos os Fogos, Caio Oliveira – Estúdio Muur, Matheus Veloso, Loja Lendária e Pavio Vintage. Também está aberta a exposição permanente A Morada do Coração Perdido, com objetos pessoais de Mário, móveis originais da Casa, textos, fotos e vídeos.

No dia 15, o Núcleo de Ação Educativa promove o Encontro Peripatético Design na Barra Funda em Dois Tempos, a partir das 10h. E você pode se inscrever.

A programação estendida da Casa-Museu Mário de Andrade, você encontra aqui. E as ações específicas para a DW! SP estão no minisite da Casa.

Maurício Arruda

A MAU (@mauricioarrudacasa), nova loja de móveis e acessórios do arquiteto, decorador e designer Mauricio Arruda, faz parte do line-up da DW! SP 2025 e do novo Distrito de Design do festival – Santa Cecília, Barra Funda e Higienópolis.

Dentro do Circuito organizado pelo BaFu, a MAU promove no dia 13, às 16h, o bate-papo Maximalismo Brasileiro, com o arquiteto e a participação de Rafael Gomes e Irina Cordeiro, também residentes do espaço. Saiba mais e inscreva-se.

OficinaLab

Já na OficinaLab (@oficinalab), no dia 15 de março (às 11h e às 15h) está programada a Demonstração Superciclar, que apresenta uma oficina por dentro e demonstra técnicas de trabalho com madeira de reuso usando a assamblagem. Saiba mais e inscreva-se. Outras ações do espaço, você consulta no minisite da OficinaLab.

Virô

Mais uma parada do Circuito BaFu é na Virô (@oqueviro), aberta apenas no dia 13, mas que levou uma exposição para o BaFu.

No dia 13 (às 11h e às 16h) estão marcadas duas edições da palestra Design e Sustentabilidade – Arquitetura do Efêmero com Cícero Souza, cenógrafo, diretor artístico e cofundador do Ecossistema Circular formado por Easy, Virô e Now. A conversa acontece no auditório da Easy Live Scenes e as inscrições estão abertas.