A galeria Alma da Rua (@galeriaalmadarua), localizada no Beco do Batman, apresenta a mostra Caminhos Pretos, de 10 a 16 de março, na DW! Semana de Design de São Paulo. Nela, a arquiteta, designer e artista Michele Wharton expõe sua coleção de almofadas bordadas, kimonos e seis bandeiras inéditas estampadas manualmente em xilogravura.
O trabalho é inspirado pela cultura indígena do Panamá, cidade natal dos seus pais, em um exercício de pertencimento e a celebração da sua arte. A mostra celebra a trajetória de Michele, que desde 2016, desenvolve peças de homedecor e slow fashion baseadas nos marcantes traços das Molas.
As Molas, com origem da comunidade indígena Guna, são tecidos decorativos, trabalhados com a técnica do bordado aplicado, feito com fazendas coloridas. Trabalhados à mão, em duas ou mais camadas, os tecidos são cortados e costurados uns sobre os outros formando o mundo que envolve essa comunidade. As Molas são, mais que ‘telas’ ou ‘roupas’, são uma espécie de filosofia feminina, uma tradição preservada.
Sua origem remete a uma pintura corporal e ancestral, transferida para o tecido. Cada obra representa o pensamento cosmogônico, uma visão gráfica do mundo, repleta de cores e significados antropomórficos e zoomórficos. É esse universo que povoa e inspira o trabalho da artista nas almofadas e kimonos. Por sua vez, com quatro metros de altura, cada bandeira apresentada traz impressões inéditas, inspiradas por essa expressão artística tradicional.
Negritude
A mostra tem ainda a participação de outros artistas negros convidados: Negrito, Negast, Mogle, Negana, Consp, Criola, Fluidez, Fabah e a DJ Yaminah Mello, que além de apresentar uma obra, também comanda o som na vernissage – no dia 13, a partir das 17h – junto com os DJs Ícaro Diniz e Homeless. Todas as obras destes artistas estão dispostas nas paredes da galeria, adornando a instalação de Michele.