A Art Basel Miami Beach (@artbasel) divulga a lista com as 277 principais galerias internacionais confirmadas para a edição de 2023, de 08 a 10 de dezembro. Entre novos participantes e expositores veteranos, está a paulistana Galatea (@alatea.art_).
São 33 países e territórios representados com quase dois terços dos expositores radicados nas Américas. 24 das 277 galerias estreiam na feira, como Gypsum Gallery (Egito) e a Galeria Dawid Radziszewski (Polônia). Como de costume, os trabalhos a serem expostos se concentram nos períodos Moderno e Contemporâneo, de grandes mestres ou artistas emergentes.
A brasileira Galatea e a galeria polonesa constituem as estreantes – juntamente com representantes de Nova York, Montreal e Cidade do México – do setor Posições, dedicado a jovens galerias que apresentam ambiciosas exposições solo de artistas internacionais emergentes.
Nesta edição, a Art Basel Miami Beach também modificou o layout, para que a experiência dos visitantes seja ainda mais agradável, com praças para descanso e alimentação. Além dos salões da feira, museus, coleções privadas e parceiros culturais participam do programa expandido de exposições, eventos e ativações em Miami Beach.
Mais novidades
Com curadoria de Magalí Arriola, diretora do Museu Tamayo Arte Contemporaneo, a exposição Meridians apresenta 19 projetos em grande escala. Também está confirmada a série de debates Conversations – assinada pela curadora Emily Butler – que reúne temas acerca do mundo da arte e da cultura.
Liderando a edição de 2023, Vincenzo de Bellis resume o que se espera do evento: “Os visitantes da Art Basel Miami Beach vão encontrar surpresas e uma plataforma ampliada para descobrir a diversidade de vozes e perspectivas artísticas, que ecoam e reverberam na crescente oferta cultural de Miami Beach. Com novos participantes do México à Polônia e ao Egito e um programa como nunca fizemos antes”.