Em janeiro, a Sérgio Gonçalves Galeria (@sergiogoncalvesgaleria), na Alameda Gabriel, recebeu em um coquetel mais de 70 representantes de 64 lojas residentes na via para planejar a 14ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo.
Agora, estreando no festival, o espaço promove a exposição Ars, Artis. Techne, Digitalis, que explora o impacto das mídias digitais na arte contemporânea e se conecta com o tema da identidade visual da DW! SP 2025, Mãos e Máquinas.
Por meio das obras de nomes de peso no Brasil e exterior, a mostra investiga a interseção entre a arte, a tecnologia e a criatividade. Os visitantes encontram trabalhos de artistas como Abraham Palatnik, Bruce McLean, Cruz-Diez, Iván Navarro, Julian Opie, Martha Boto e Yutaka Toyota, entre outros artistas.
Em seu título, aliás, a curadoria combina termos latinos e gregos, enquanto evoca a ideia de que a arte (ars) e a técnica (techne) estão intimamente ligadas à criatividade (artis) e ao universo digital (digitalis).
Todas as obras reunidas utilizam, de alguma forma, a tecnologia como ferramenta de expressão – da realidade virtual à inteligência artificial, passando pela programação e o design digital – e instigam a repensar fronteiras, bem como considerar as implicações éticas e estéticas da criação digital.