acontece

Abertura do Festival Metrópole e ação especial da DW! Semana de Design de São Paulo

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: de 25 a 27 de janeiro de 2024, com entrada gratuita

HORÁRIO: abertura no dia 25/01 às 11h; ações do festival das 10h às 18h, de 25 a 27/01

LOCAL: Galeria Metrópole | Avenida São Luís, 187 - República

O dia 25 de janeiro marca o aniversário de São Paulo e não haveria data mais perfeita para o lançamento da campanha 2024 da DW! Semana de Design de São Paulo, que anuncia pela primeira vez uma temática que inspira a próxima edição. O evento está incluído na programação da primeira edição do Festival Metrópole, realizado por profissionais da indústria criativa, que acontece de 25 a 27 de janeiro na Galeria Metrópole, no Centro de São Paulo.

Tem interesse em participar deste evento e saber das próximas novidades? Inscreva-se na lista de transmissão da DW! no Whatsapp

Primeiro Festival Metrópole

Além do aniversário de 470 anos de São Paulo, o Festival Metrópole comemora os 60 anos de inauguração do Cine Metrópole, patrimônio da cidade fechado há vários anos. É um festival para celebrar a cidade, a economia criativa, a Galeria Metrópole e seu entorno, oferecendo uma programação especial e acessível para a população.

“A participação da DW! no Festival Metrópole, comemorando essa data histórica de 60 anos de inauguração do Cine Metrópole, vem consolidar essa movimentação de retomada do mercado criativo dentro da Galeria Metrópole. Nossa parceria se iniciou em 2022 e, de lá pra cá, a visibilidade e a percepção de novas oportunidades de negócios cresce a cada ano. Por isso é uma grande alegria ter este parceiro com a gente, para juntos mostrarmos que o movimento do mercado criativo para repensar o centro da cidade de São Paulo está cada dia mais fortalecido”, destaca a artista Ju Amora, idealizadora do evento e residente da galeria. Ao lado do designer Bruno Niz, e do atual síndico da Galeria, Ricardo Gouveia, ela também está à frente da organização de eventos no espaço.

Nova identidade visual da DW! 2024

A identidade visual da DW! 2024 é criada pelo escritório de Maria Claudia Levy Figliolino, também conhecida como Maria Cau ou M-CAU, que é designer gráfica, arquiteta, artista pesquisadora, cientista e educadora.

“Mais que um tema, pensar sobre essas águas invisíveis e essenciais em São Paulo tem uma abordagem educativa e construtiva que se conecta ao universo de temas do festival, como design, urbanismo, arquitetura, arte, economia criativa, inovação e tecnologia. Nesta edição, a DW! convida a encontrar outros olhares sobre a cidade, seus espaços, suas histórias e os recursos naturais, propondo uma reflexão sobre futuro”, explica Lauro Andrade, idealizador e CEO da DW! Semana de Design.

A DW! 2024 acontece entre 14 e 24 de março em diversos endereços de São Paulo, consolidando-se entre os cinco maiores festivais urbanos de design do mundo e o maior da América Latina.

Documentário “Entre Rios” é uma das atrações

Uma das participações especiais será do diretor do documentário Entre Rios, Caio Ferraz. Ele discute no filme, que será exibido no dia 25 de janeiro, a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos, o processo de transformação dos cursos d’água paulistanos e as motivações que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. Este foi o trabalho de conclusão de curso de Caio Ferraz, com produção de Luana de Abreu e Joana Scarpelini, no Bacharelado em Audiovisual no SENAC-SP. Só no YouTube da Editora Contexto, o filme já soma mais de 2,8 milhões de views.

“Esse apoio para a exibição do filme, e também o debate que faremos na sequência, será importante para pensar o design de uma forma mais ampla, ou seja, de também pensar na cidade como uma forma de design. No Entre Rios, há um depoimento que diz que as cidades são como ‘obras de arte abertas e inconclusas’ – uma frase do arquiteto e urbanista Alexandre Delijaicov – e é exatamente isso: a gente pode sempre remodelar a cidade, mas é preciso lembrar sempre que os rios são a estrutura de São Paulo. Este é o maior desafio da hipermodernidade: conciliar a cidade com os espaços naturais e pensar que, como seres humanos, fazemos parte da natureza”, afirma Caio.

Confira a programação

25 de Janeiro

Cerimônia de abertura e ação especial da DW! Semana de Design de São Paulo
O evento apresenta a identidade visual do festival em 2024, inspirada nos rios da cidade de São Paulo. Em seguida, haverá exibição do documentário Entre Rios, com a presença de um dos diretores, Caio Ferraz, com debate em seguida.
Onde: Hall do Cine Metrópole | 1º andar | a partir de 11h

Programação musical com curadoria do Festival Brasa Quentíssima
Com músicas autorais de Luiz Masi (Folk), às 15h; Otavio Cintra (MPB), às 15h30; Tim Melô (Tributo a Tim Maia), às 17h; Naissius (Rock), às 18h.
Onde: Cine Metrópole | Térreo | das 15h às 19h

Feira Fair&Sale
Realizada pela primeira vez na Galeria Metrópole com 25 expositores da economia criativa. Para homenagear o aniversário da cidade, serão criados espaços de convivência com a temática “Praia de Paulista”, com móveis assinados pelos designers residentes da Metrópole.
Onde: 1º e 2º andares | das 10h às 18h

Feira Subterrânea
Primeira feira de livros de 2024 organizada pelos residentes Descabeça Livros e Editora sobinfluencia. A feira, que segue no mesmo horário nos dias 26 e 27 de janeiro, apresenta ao público que circula no centro de São Paulo projetos delineadores do panorama editorial da região. A Galeria Metrópole tem se tornado o centro criativo do mercado editorial, abrigando diferentes livrarias e editoras com nomes como Tamarindo, Lovely House, Hedra e N-1, Desapê, Tapera Taperá, IP além dos organizadores da feira Descabeça livros e sobinfuencia. Além das livrarias e editoras presentes na Galeria Metrópole, outras editoras que convergem com as mesmas ideias foram convidadas para compor a feira: Editora 34, Perspectiva, Boitempo, Veneta, Expressão Popular, Autonomia Literária, Usina, Terra Livre, Ubu, Fósforo, Incompleta, Kinoruss, Sundermann, Kitempo, Lavra Palavra, entre outras.
Onde: Térreo | das 10h às 18h