REFÚGI.A. é a nova coleção experimental da Donatelli (@donatellitecidos) lançada na DW! Sp 2024, que enaltece a colaboração entre o time de criação da marca e a I.A. – Inteligência Artificial. O resultado surpreende, tanto por ser uma seleção têxtil pioneira como pelas referências entregues pela I.A. e retrabalhadas pela equipe da marca, que reenviam a inspiração a conexões ancestrais coletivas, culturas globais e ao conceito de refúgio.
O nome escolhido para a coleção provém exatamente da palavra refúgio, que remete a ideia de acolhimento e conforto, porém, termina com “ia”, uma homenagem à Inteligência Artificial, utilizada como ferramenta no desenvolvimento criativo.
Do ancestral ao surreal
As cores da coleção são quentes e minerais, incluindo nuances de preto, marrom, mostarda, terra, areia e bronze, que levam profundidade às padronagens.
Os coordenados de estampas evocam formas puristas, como círculos e pirâmides, ao mesmo tempo em que capturam elementos orgânicos da natureza. Essas estampas são um tributo à rica história artística e cultural de diversos povos e as culturas indígenas. Cada padrão conta uma história única, repleta de simbolismo e profundidade cultural.
Ao mesmo tempo, o processo com a inteligência artificial trouxe elementos à primeira vista estranhos que foram incorporados, o que rendeu à coleção elementos dissonantes e um toque de surrealismo, que transcende o convencional.