A segunda edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE) foi antecipada para acontecer entre os dias 12 e 15 de julho, no período da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).
A intenção da mudança é fomentar a arte e o turismo em Pernambuco e contribuir para a consolidação do estado como destino turístico para os amantes de arte. Ambas as mostras contam com o apoio do Governo do Estado. “Pernambuco sempre foi destaque no turismo cultural e no cenário das artes, então nada mais justo do que também dar mais visibilidade à arte contemporânea”, afirma Diogo Viana, idealizador da ART-PE.
A ART-PE está com uma programação rica, reunindo mais de 30 galerias de artes, talks no auditório e a exposição A Alma Brasileira, com curadoria de mobiliários, objetos de design e artesanato realizada por Cris Rosenbaum. O espaço no Cais do Sertão inclui ainda área gourmet, livrarias e loja.
Entre os coletivos artísticos, projetos sociais e ateliês solos – de Pernambuco e de outros estados, como São Paulo – estão as Galerias Marco Zero, Christal Galeria, Amparo 60, Garrido Galeria, Arte Plural, Casa Antica, Redig Art, Ranulpho Galeria,Galeria Terra Brasilis, OMA Galeria de São Paulo e Boi Galeria, esta do Agreste pernambucano. Os projetos solo de artistas são de Pragana, Nicolle Rocha, Tiago Cavalcanti e Daniel Cavalcanti, como convidado de São Paulo o M.O.A. Estudio.
Com o apoio da Iquine, o salão de Arte Urbana traz os mais importantes artistas urbanos do cenário nacional, junto a Nuvem Galeria, Mau Mau e Grafica Lenta, a Galeria Casa do Cachorro Preto, Galeria Lama, Escadaria Ateliê e a convidada A7MA Galeria, esta de São Paulo.
Vale destacar que o evento não possui bilheteria física: a única forma é o digital, no link abaixo. Eles são válidos para o dia e dão direito a acesso ao auditório para assistir os Talks.
Confira a programação dos Talks
12 de julho
- 15h às 16h30: Trajetória artística e Obra com Marcelo Silveira
- 17h às 17h40: Prédios do Recife, livro por Maria Laura Pires
- 18h às 18h40: Pernambuco Modernista, livro por Bruno Albertim
- 19h às 20h30: Nordestesse com Daniela Falcão, Lucas Lemos, Anna Guerra e Jabuh
13 de julho
- 15h às 16h30: Trajetória Artística e Obra com Juliana Notari
- 17h às 18h30: Nem Galeria, Nem Museu: O que é ser uma instituição independente? Com Guilherme Moraes, Heitor Moreira e Rod Souza Leão
- 19h às 20h30: A Parceria Público Privada nas instituições culturais, com Mabel Medeiros e Rebeca Monita (MAMAM Museu de Arte Moderna A.M.), Mariana Moura (Prêmio Museu é Mundo) e Marcelle Farias (Galeria Marco Zero)
14 de julho
- 15h às 16h: Introdução à História da Arte, com Escola Nano – Thomas Pacheco
- 16h às 17h: Veneza Teimosa, por Mônica Bouqvar e Aslan Cabral
- 17h às 18h: Violência Estética, com Carlos Melo
- 19h às 20h30: A Alma Brasileira, com Cris Rosenbaum
15 de julho
- 14h às 15h30: Mercado de Arte, com Escola Nano – Thomas Pacheco
- 17h às 20h30: Leilão ART-PE, produção Sérgio Oliveira