Gaetano Pesce é uma entidade do design e da arquitetura. De sua prancheta saíram móveis e objetos que povoam a memória coletiva, a exemplo da cadeira Donna. A obra do italiano com 82 anos e mais de quatro décadas de trabalho está presente em mais de 30 coleções permanentes dos mais importantes museus do mundo, como o MoMA e o MET, ambos em Nova York.
Mas você pode ver uma das criações de Pesce aqui, bem pertinho, no showroom da by Kamy (@bykamy) da Alameda Gabriel: o tapete Francesca. Trata-se de uma ideia, um conceito, um produto com um design em aberto que torna-se uma ferramenta. Uma possibilidade expressiva pelo desenho elaborado por Pesce e tecido pela by Kamy.
Único
Como uma mensagem de amor, o recado que cada unidade do tapete Francesca carrega pode ser personalizado sobre a padronagem assinada por Pesce. “O tapete Francesca é um claro exemplo de design personalizado. Um design que lembra uma pessoa, sua energia, vitalidade e curiosidade. Esta forma de produzir caracteriza o que podemos chamar de ‘design do futuro’, não mais produtor de ‘cópias’, mas de exemplares ‘únicos’ que fazem do design uma expressão de arte”, resume Pesce.
Feito em Econyl – a fibra de nylon italiana e reciclada – feita a base de plásticos descartados nos oceanos, restos de tapetes e fibras têxteis, entre outros – o tapete Francesca mede 2,5 m2 e tem uma efervescência colorida que expressa toda a vivacidade do desenho do designer italiano.