BLOG / Vídeos

Galeria Tátil: arte para pessoas portadoras de deficiência visual

Esculturas em bronze de importantes artistas brasileiros como Rodolfo Bernardelli, Victor Brecheret, Bruno Giorgi, Amilcar de Castro, entre outros estão reunidas na Galeria Tátil da Pinacoteca de São Paulo. As 12 esculturas, que fazem parte do acervo da instituição, foram consideradas para a galeria considerando a indicação de portadores de deficiência visual que visitaram a instituição nos últimos cinco anos. Dimensão, forma, textura e diversidade estética, que facilitam a compreensão e apreciação artística dessas obras ao serem tocadas, foram outros critérios adotados para a escolha das esculturas.

 

Com esta iniciativa, o público com deficiências visuais poderá explorar e reconhecer, por meio do toque, todas as obras da Galeria Tátil, apresentadas segundo um criterioso padrão de acessibilidade e complementadas por outros recursos de apoio, como folder e catálogo em dupla leitura (tinta e Braille), além de áudio-guia elaborado especialmente para o público alvo participante desta exposição. E

 

O percurso de visitação é orientado por um piso tátil, que permite e indica um caminho para a exploração das obras que se encontram nesta galeria. 

Todas as esculturas são do acervo e foram selecionadas a partir de parâmetros bem específicos como: acordo com a equipe de conservação; tamanho abarcável pelo corpo do visitante para propiciar o toque, obras que pudessem exemplificar a representação do corpo humano ou animal, no caminho para a abstração. 

Confira o funcionamento da Galeria Tátil:

Agendamento de visitas orientadas
De segunda a sexta das 10h às 17h
Fones: (011) 3324-0945
educaespecial@pinacoteca.org.br

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.