A maioria dos escritórios de design de interiores costumam concentrar seus esforços de marketing no Instagram, não incluindo o Pinterest como parte de sua estratégia de marketing digital. É possível que eles estejam perdendo oportunidades de negócios através desta rede que funciona como um grande quadro de inspirações. No mês de maio, o Pinterest anunciou que conta com mais de 300 milhões de usuários ativos mensais em seu site. Somente no Brasil, são milhões de ideias salvas todos os dias (os famosos “pins”), e mais de 37 milhões de usuários únicos mensais. A maioria dos usuários são mulheres que tomam as decisões de compra em sua casa e muitas delas passam períodos significativos na plataforma – em vez de períodos fugazes, como vemos nas demais redes sociais. Sem mencionar o fato de haver tantas pessoas no Pinterest que adoram design de interiores e decoração – ou seja, seu público alvo.
Segundo a TalkShoppe, o Pinterest buscou entender quais são as atitudes de mais de dois mil usuários da plataforma, acompanhando também a sua missão e ajudando as pessoas a encontrarem inspiração na criação de uma vida de acordo com seus gostos pessoais. O resultado do estudo mostrou que mais de 91% dos usuários acreditam que o Pinterest é um local positivo, enquanto 9 em 10 usuários dizem que a plataforma é inspiradora, fornece ideias para suas vidas e os ajuda a alcançar seus objetivos. Ainda de acordo com a pesquisa, 89% dos usuários do Pinterest dizem se sentir empoderados na plataforma, e 83% dizem que se sentem mais confiantes. Em relação a outras redes sociais, apenas 49% disseram sentir confiança nelas. 64% dos usuários ainda descreveram o serviço como um lugar para buscar ideias, produtos e serviços confiáveis.
Com tudo isso, vamos compartilhar seis maneiras de usar o Pinterest a favor do seu negócio. Vamos lá?!
1. Use uma conta business gratuita
É possível criar uma nova conta ou fazer o upgrade de uma conta pessoal existente para usar os recursos criados especialmente para negócios. A criação da conta é gratuita, e você tem acesso a ferramentas como o Pinterest Analytics (com dados sobre número de visitantes, identificar os pins mais populares, entre outros) e um perfil corporativo especial. Você também terá mais controle sobre aspectos como representação da marca e a atribuição de conteúdo (para isso, use a ferramenta de Pin Avançado).
Certifique-se que seu perfil esteja atualizado com informações sobre sua empresa, o que ela faz e inclua um link para seu site. Certifique-se de ter quadros relacionados ao seu negócio. Por exemplo, se você estiver trabalhando como designer de interiores, mas apenas fixando imagens de modelos ou alimentos, isso dá às pessoas uma mensagem contraditória.
2. Adicione os famosos botões de alfinete às imagens ao seu site para incentivar o compartilhamento de maneira simples e rápida.
Uma das maneiras de usar o Pinterest como parte da estratégia de marketing do seu negócio é garantir que seu site tenha widgets (ou botão ‘alfinete’) do Pinterest incorporado em todas as suas imagens – por exemplo, fotos do seu portfólio, catálogo ou blog.
Isso significa que, à medida que as pessoas navegam em seu site, elas podem passar o mouse sobre as imagens e adicionar as fotos que quiserem aos seus próprios painéis do Pinterest. Uma vez que eles fazem isso, ele aparece em seu próprio feed do Pinterest e, em seguida, incentiva outras pessoas a adicionar sua imagem em seus painéis ou até clicar e ser direcionado para o seu site. As imagens começarão a se espalhar pelo Pinterest e mais e mais pessoas começarão a ver seu trabalho organicamente,
Adicionar o botão “Pinar” ao seu site não é uma tarefa tão complicada – mas às vezes é necessário adicionar um código ao back-end do site. Uma pesquisa no Google pode lhe ajudar a fazer essa atualização caso seu site tenha sido desenvolvido em plataformas como WordPress, Wix, Squarespace, mas caso não seja possível, entre em contato com o desenvolvedor do site.
Essa é uma das melhores maneiras de começar a espalhar imagens pelo Pinterest sem que você precise fazer nada!
3. Ofereça conteúdo útil em seu blog / site, por meio de imagens dignas de pins
Ao publicar novas matérias e artigos no blog ou outro conteúdo em seu site, garanta que o conteúdo tenha uma imagem “digna de pin” para que você pode compartilhar no Pinterest.
Depois de publicar o novo conteúdo, use a ferramenta Pin Avançado, para compartilhar a imagem em sua conta do Pinterest. Essa imagem aparecerá no feed do Pinterest e quando alguém clicar nessa imagem, será direcionada para a publicação. Esse método costuma direcionar bastante tráfego do Pinterest para o site.
Existe um pouco de arte na criação de imagens às quais as pessoas respondem no Pinterest, veja algumas recomendações:
_ Crie imagens no tamanho correto para o Pinterest (faça uma pesquisa no Google para saber qual o tamanho; as dimensões mudam o tempo todo). Elas podem ser criadas no Canva, a plataforma fornece muitos modelos que você pode adaptar para suas próprias imagens, facilitando a criação de imagens nas dimensões perfeitas.
_ A imagem deve ser vertical.
_ Use imagens claras, bem editados e, idealmente, sem pessoas.
_ Uma pequena quantidade de texto pode ser inserida – por exemplo, o título da sua postagem no blog.
_ Adicione uma boa descrição – que inclui palavras-chave que descrevem sua área de negócios (por exemplo, designer de interiores São Paulo) e possíveis buscas inspiracionais (cozinha com ilha, quarto bebê montessoriano).
_ Inclua links para conteúdo útil em seu site
4. Crie painéis secretos para organizar idéias para seus projetos e colaborar com os clientes
No Pinterest, você pode criar painéis para organizar seus pins e as imagens que está salvando. Esses painéis podem ser públicos (todos podem vê-los) ou secretos (somente você ou as pessoas que você convidar podem vê-los).
Use quadros secretos ao trabalhar com clientes. Assim as ideias e referências de clientes ficam reunidas em um único lugar.
Você pode convidar clientes para o quadro secreto para que eles possam acompanhar, ou até mesmo adicionar seus próprios pins.
5. Crie painéis que mostrem seu estilo e estilo estético
Outra maneira de usar os painéis do Pinterest é mostrar sua estética de design e capturar imagens e idéias de design que você gosta – e que também te deixa à vontade em compartilhar abertamente. Esses painéis públicos funcionam como uma extensão da marca e a estética que são compartilhadas em outras plataformas de mídia social e no site.
De tempos em tempos, acesse suas pastas e exclua os pins desatualizados ou que não representam mais sua estética de design.
Ao salvar pins e criar painéis, lembre-se de que o Pinterest é uma extensão da sua marca e, portanto, precisa corresponder à sua estética em outras plataformas e no seu site. Isso ajuda as pessoas a entender o tipo de trabalho de design que você realiza e o que elas podem esperar (em termos de estilo / design). Acompanhe as estações e férias criando painéis sazonais.
6. Crie painéis que mostrem seus projetos e artigos de blog
Crie painéis específicos para salvar seus projetos, produtos e post de blog. Colo que—os no topo da página inicial, para que sejam os primeiros quadros que as pessoas vejam ao visitar seu perfil.
Dependendo do volume de projetos, você pode criar pastas temáticas: quartos, banheiros, cozinhas…
Ter essas painéis também significa que, clicar em qualquer imagem que estiver lá dentro, os visitantes serão direcionados para o site.
Dicas bônus
Você pode ver o que seus concorrentes estão pinando através do site: http://pinterest.com/source/ domínio.com.br
Esperamos que este post tenha lhe dado algumas idéias de como você pode melhorar o uso do Pinterest em seu negócio. Recomendamos que você dedique algumas horas para tentar melhorar sua página do Pinterest e começar a compartilhar mais de suas imagens e projetos na plataforma. Mas lembre-se de usar excelentes imagens, caprichar nos textos e manter a frequência de publicações (use serviços de agendamento, se necessário).
E quer mais? Nos juntamos ao Pinterest para criar um Pintalk exclusivo para profissionais de arquitetura e design: um bate-papo com o time do Pinterest Brasil sobre as possibilidades de negócio na plataforma, que já soma, por mês, mais de 416 milhões de usuários ativos no mundo. O evento online acontece no dia 05 de novembro, das 10h30 às 11h30. Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.