O escritor João Guimarães Rosa tinha um dicionário próprio. Com base numa profunda pesquisa de termos regionais, inventava neologismos. Do léxico de Guimarães Rosa veio o conceito para a coleção Léxico, uma das novidades que a Klie Móveis traz para a DW! em sua primeira participação no festival.
“O que dá alma e verdade a um objeto é a palavra”, afirma o designer Esteban Fidelis, diretor criativo da marca e autor do mobiliário. Como se fosse um livro, a coleção se abre e desdobra em linhas, chamadas Evo, Riba, Vero e Linde, termos saídos do vocabulário do escritor. No desenvolvimento das peças, o designer traçou associações entre palavra e objeto. Evo representa a ideia de tempo — a idade das coisas que não têm fim. Por isso, inspirou a criação de mesas feitas de elementos perenes: pedra e metal.
Na DW!, o lançamento é apresentado numa casa modernista com arquitetura de Miguel Juliano na al. Gabriel Monteiro da Silva, 2074, numa exposição com curadoria de Mônica Barbosa e cenografia projetada por José Marton. No dia 4, acontece o vernissage para convidados. Depois, a mostra fica aberta de segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 10h às 16h. Compõem o espaço cerca de 20 móveis, entre as peças da coleção Léxico e outras de linhas regulares, ampliadas recentemente, como a Duna, que ganhou uma cadeira.
Fundada em 2017, com sede em Itapiranga (SC), a Klie iniciou suas atividades de fato em 2019. Como não é fabricante (a produção é tocada por fornecedores parceiros), a empresa pode voltar sua atenção total ao design, encarado como um valor que permeia a operação de ponta a ponta. Desde 2021, Esteban é o responsável pelo desenvolvimento de todas as peças e cuida para que cada uma delas tenha uma história a contar. “Acredito numa visão mais sensível de casa, em que o mobiliário não existe exclusivamente para cumprir uma função e sim para ajudar a despertar a essência, fornecer atmosfera e criar vínculos”, diz.
Acompanhe a Klie Móveis no Instagram: @kliemoveisoficial. Veja a programação completa da DW! aqui.