Durante a nona edição da DW! – Semana de Design de São Paulo, a Cia das Fibras apresenta uma série de novidades, a começar por seu showroom na Al. Gabriel Monteiro da Silva, que passou por uma longa reforma e agora reabre ao público totalmente repaginado.
Além dos tradicionais tapetes, foco da empresa desde seu surgimento, a marca expande sua atuação e passa a oferecer também uma linha de mobiliário e acessórios para a casa. Na seleção, é claro o desejo de trazer as tramas, texturas e materiais característicos dos tapetes para os produtos.
E, claro, também há lançamento de uma coleção de tapetes feitos à mão, intitulada Vida. Os modelos foram criados em parceria com profissionais renomados de Porto Alegre, como Ana Regina Wallauer, Carla Tortelli e Luana Fernandes (Arquitetando Ideias), José Paulo Tesche, Karen Feldman, Mariana Prestes e Studio Marcio Verza, com a colaboração da Expresso do Oriente (revenda exclusiva Cia das Fibras na capital gaúcha).
Para completar as ações de lançamento, a Cia das Fibras organizou a mostra Arte Brasileira, que teve a curadoria de Denise Spada (Espaço Annesso) e Tilli (Essência Criativa Brasileira – ECB) e reunirá criadores de diversos estados do país. Haverá também obras do grupo Matizes Dumont, formado por integrantes de uma família de Pirapora (MG) que usa o bordado espontâneo como meio de expressão, como no quadro abaixo, Claros Amores.
“Nosso intuito é trazer a criatividade do artista genuinamente brasileiro para o DW! seguindo os quatro pilares que norteiam o trabalho da Cia das Fibras: Brasilidade, já que utilizamos somente materiais nacionais; Sustentabilidade, pois nos preocupamos com a procedência de cada material e técnica que utilizamos; Valorização da arte da tecelagem manual, que é milenar e foi propagada no Brasil desde a época da colonização; e o enaltecimento da arte regional como um todo, pois respiramos e produzimos arte”, conta Antonio Cunha, sócio-diretor da empresa.
A seguir, outros destaques da mostra:
Boneca, por Delly Figueiredo (PE): suas esculturas em cerâmica refletem um olhar enraizado na cultura pernambucana com herança europeia. O resultado são formas coloniais com frescor contemporâneo.
Carranca, por mestre Jasson (AL): utilizando galhos e troncos, este escultor de Belo Monte cria seres quiméricos que despertam a curiosidade e subvertem o óbvio. Com pinturas lúdicas (e cores inverídicas), suas criações são reconhecidas em todo país.
Jaqueira, por Sil de Capela (AL): árvore abundante na zona da mata alagoana, a jaqueira se transformou na marca registrada desta artista que impressiona com o realismo e o esmero de suas peças.
Merkaba, por Jamile de Aguiar (PR): reunindo conchas, galhos secos, ossos, boias, pedaços de bambu e de cordas náuticas, e mesclando-os a cristais, fios de cobre e fibras naturais, Jamile cria tapeçarias de parede como esta, inspirada na geometria sagrada da cabala.
Fitto Design por Ilton Silva (MS): a obra de Ilton Silva (1943 – 2018) traz uma visão única do imaginário fantástico da cultura popular numa versão pantaneira, carregada de verdes exuberantes, do cordel nordestino. Aqui, desenhos da Cores e Mitos, de Ilton, são aplicados em produtos da Fitto, que aliam técnicas tradicionais de marcenaria a modernas tecnologias de corte e impressão digital.
Clique aqui e saiba mais sobre a mostra e lançamentos da Cia das Fibras.
A DW! 2020 acontece de 08 a 14 de novembro com três formatos de eventos para curtir com segurança, a qualquer tempo, em qualquer lugar : presenciais outdoor, presenciais indoor (seguindo protocolos sanitários) e digitais. Clique aqui e consulte a programação. Acesse a seção Eventos e confira a agenda completa de eventos.