Não é todo dia que se comemora uma parceria criativa com tantos legados para o design brasileiro de mobiliário. Há 15 anos, a Lattoog (@lattoog), que tem à frente a dupla Leonardo Lattavo e Pedro Moog, encontrou na Schuster (@schustermoveisdesign) – com 56 anos de atuação no mercado de design e da movelaria nacionais – uma colaboração de marcas e de propósitos, que tem em comum a paixão por desafios e inovação. O resultado desta soma perfeita pode ser visto e celebrado na DW! Semana de Design de São Paulo.
A relação longeva se estruturou sobre dois aspectos singulares desta união complementar de saberes: a inventividade do design da Lattoog aliada à minúcia artística da marcenaria artesanal executada pela Schuster.
“A Schuster sempre aceitou e nos surpreendeu com os nossos maiores desafios construtivos. Com o tempo, forjamos uma linguagem muito específica que cruza o melhor do DNA das suas empresas”, afirma Lattavo.
Primeiro desafio
A parceria nasce a partir de um desafio construtivo, em 2008 com a poltrona Pantosh, que se tornaria um clássico do mobiliário nacional. “A genialidade dos traços da Lattoog marcou de imediato a minha mente nos primeiros projetos que recebi. E é assim até hoje, sempre com produtos lindos, inusitados e ‘quase’ impossíveis de viabilizar”, destaca Wilson Schuster, diretor da Schuster.
À Pantosh se seguiu a poltrona Temes e uma centena de outras peças, até o desenvolvimento da poltrona Paco da coleção de 2022, que traz uma das maiores provocações construtivas da parceria. Nela, a estrutura sinuosa tem as curvas suavemente entrelaçadas em contraste com os generosos volumes do estofado.
“A poltrona Pantosh, em especial, acordou dentro de mim um espírito meio moleque de querer tentar fazer o que nunca tinha feito. O desafio foi resolver a questão da técnica a ser utilizada e como fazer de uma ideia maravilhosa um produto igualmente maravilhoso. A surpresa é que, depois desta, a Lattoog continuou instigando. Esta parceria me faz mergulhar profundo na minha mente a procura de soluções. E faz renascer o ‘marceneiro’ dentro de nós todos os dias”, conta Wilson.
Luar e as formas tridimensionais como assinatura visual
A consagração deste encontro não poderia ser diferente, e a collab apresenta mais uma peça icônica: a poltrona Luar, lançada com exclusividade na DW! SP 2024. Escultórica, carrega a tridimensionalidade estruturada a partir de padrões gráficos, que é uma das assinaturas visuais da dupla Leonardo Lattavo e Pedro Moog. De forma modular, se inspira na reprodução dos calçadões de pedra portuguesa do Rio de Janeiro, cidade natal dos designers. As linhas fluidas e curvilíneas, junto com a forma vazada, oferecem um assento confortável e que abraça.
À Schuster cabe a materialidade dos projetos da Lattoog, que aciona um repertório vasto de técnicas construtivas desenvolvidas ao longo dos anos. “São procedimentos testados com sucesso em outros produtos da Lattoog que, lançamento após lançamento, vêm afirmando ainda mais a forte linguagem estética desenvolvida por esta parceira fábrica-designer, um dos cases mais sólidos de parceria do mercado”, resume Moog.
A apresentação oficial da poltrona Luar para o mercado acontece em uma instalação lúdica, que captura e exibe os detalhes e ângulos da estrutura da poltrona, ao lado de tantos outros modelos manufaturados pela Schuster Móveis. O lançamento acontece de 19 a 23 de março, no showroom da Lattoog na Alameda Gabriel.
Todas as novidades da 13ª edição do festival, além do que há de mais interessante no universo do design, estão em nosso Instagram: basta seguir o perfil @dwsemanadedesign. Para receber as notícias em primeira mão, assine nossa newsletter.