Na DW! SP 2025, a Lumini (@_lumini) apresentou lançamentos e reedição de luminárias organizados como uma exposição de design e arte, sob a curadoria de Clarissa Schneider. Os criativos que assinam as peças integrantes da mostra são Claudia Moreira Salles e Fernando Prado. Conheça as novidades.
Tempo
É a mais nova luminária desenvolvida por Claudia Moreira Salles, que colabora com a marca desde 2016 e já desenvolveu peças icônicas como Sintonia Fina, Cavaled, Tirante e Gap. Um conjunto que agora ganha novo integrante, a arandela Tempo, composta por duas chapas metálicas sobrepostas que abrigam a fonte de luz. A iluminação escapa pelas bordas dessas camadas, formando halos difusos que criam diferentes sensações no ambiente, como em um eclipse suspenso.
A peça conta com um elemento gráfico central, o ponteiro colorido, que marca radialmente o círculo e faz alusão ao tempo que se mostra em um relógio. Ele tem um papel importante, uma vez que dimeriza a intensidade luminosa e a temperatura de cor. Portanto, mais que um elemento funcional ou estético, trata-se se uma marca gráfica que estabelece a relação simbólica com o conceito de tempo, como se fosse possível dominá-lo, tornando cada ajuste de luz uma ação consciente e significativa. A luminária permite transitar de um tom mais branco e frio para uma luz mais suave e quente, acompanhando o ritmo do momento desejado.


“Tempo é uma arandela versátil. Pode ser mais discreta quando toda em branco, com apenas a haste colorida, como um risco que corta o círculo; ou, quando o disco traz a cor, o que torna sua presença mais marcante”, comenta Claudia Moreira Salles sobre o papel desempenhado pela cor nos modelos da luminária.
A designer também revelou durante a DW! a reedição de Cavaled, originalmente concebida em 2023, que propõe uma interação entre arte e design. Seu corpo de cobre dá apoio e destaque a quadros, como em um verdadeiro cavalete expositivo, ao passo que ilumina a obra de forma sutil.
Ora Bolas
O outro lançamento se desdobra em três versões de luminárias de mesa. A série Ora Bolas, assinada pelo designer Fernando Prado, brinca com a materialidade de suas duas unidades radicais: uma esfera de vidro opalino e a base meticulosamente entalhada em madeira, que assume um papel escultórico. A proposta do designer é trazer uma reflexão sobre o equilíbrio entre o estático e o dinâmico: cada peça, além de iluminar, conta uma história de contraste e interação entre as formas e materiais.
Em Ora Bolas 1, a esfera de vidro repousa na quina de um cubo de madeira; na versão 2, a bola fica posicionada em uma das extremidades de um canal de madeira, podendo ser utilizada tanto sobre a mesa, horizontalmente, quanto em pé; já na luminária 3, a esfera vem fixada em um colo esculpido, que sugere um percurso circular contínuo na base de madeira, sem jamais fazê-lo. O design sugere um movimento que, embora não se concretize, captura o olhar do espectador. Os globos parecem sempre prestes a se desprender e rolar pelo espaço. É na tensão entre o móvel e o imóvel, entre o impulso e a contenção, que reside a potência da coleção.




Ao acender a luz, a esfera irradia suavemente, destacando as texturas e veios da madeira. O contraste entre a translucidez do vidro e a opacidade da madeira atinge o equilíbrio visual desejado, criando uma harmonia entre materiais e luz. E, como na coleção de Claudia Moreira Salles, o tempo volta a ser abordado em um jogo, uma vez que Fernando Prado sugere em suas luminárias um instante suspenso, um movimento interrompido, como se a luz tivesse encontrado um abrigo inesperado no gesto projetual do designer.
Nas três versões das luminárias Ora Bolas, há duas possibilidades de alimentação. A opção com fio permite o ajuste da luz, de um tom mais branco e com mais luminosidade para um mais quente e com menos luminescência, contando com a tecnologia dim to warm, que imita o ciclo natural da luz solar. A versão portátil, por sua vez, traz o botão touch dimmer, que permite o controle da intensidade da luz e da temperatura da cor de formas independentes.
Para conhecer essas e outras luminárias de perto, visite o showroom da Lumini, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.441. A loja está aberta de segunda a sexta, das 9h30 às 19h e, aos sábados, das 10h às 14h.
Para receber conteúdos sobre o universo do design em primeira mão, assine a newsletter da DW! e acompanhe o perfil do festival no Instagram.