A tangência entre as massas faz criar os espaços vazios de onde parte a luz suave, filtrada por cúpulas de linho e/ou refletidas em placas delgadas de latão polido. Nesses cheios e vazios atua o arquiteto Marcio Kogan (@studiomk27) ao desenhar a linha Bloco para a Lumini (@_lumini), lançada durante a DW! SP 2024. Uma ode à luz e ao simples.
Nela, as cinco peças ganham variações em acabamento – mármore verde polido ou concreto bruto – em combinações que levam sempre as superfícies reflexivas em latão encaixadas de modo estratégico, criando um jogo entre luz e sombra com diferentes pesos.
As volumetrias que Kogan imagina para as luminárias derivam de sua própria linguagem arquitetônica. Feitas de blocos austeros, planos suaves e linhas simples, respondem a um paradigma esperado em dois abajures, com luz suave – criada pela cúpula de linho aliada ao latão – e robustez um tanto brutalista, pela base monolítica.
Para as arandelas, a composição estratégica rebate a luz para cima, enquanto mais uma luminária de mesa o faz para baixo, servindo de base para objetos ou livros a serem destacados. Em todas, a simplicidade formal é explícita e dela emana a sensação de modernidade e sofisticação de cada Bloco.
Lumini
A Lumini é uma empresa brasileira de iluminação, nascida e criada na linguagem de arquitetos e lighting designers. Há mais 40 anos no mercado, a marca acredita na importância da iluminação para o bem-estar das pessoas. Suas peças são vanguardistas, pautadas na pesquisa ampla e no desenvolvimento técnico.
O que há de mais interessante no universo do design está em nosso Instagram: basta seguir o perfil @dwsemanadedesign. Para receber as notícias em primeira mão, assine nossa newsletter.