DW! Balneário Camboriú 2025: Laís Odeli assina arte que inspira identidade do festival e revela processo criativo em entrevista

Pintar um mural de grandes dimensões em uma piscina, onde só era possível dar uma pincelada a cada três minutos devido ao tipo de tinta, fabricada por ela própria, foi um dos grandes desafios na carreira de Laís Odeli. Esse é um entre os vários exemplos de como a designer de produto e artista plástica catarinense tem um compromisso com sua arte, especialmente no sentido de ampliar seus limites, espaços e possibilidades. Seus variados projetos e obras transitam entre pinturas, ilustrações, estamparia física e digital, vestuário e acessórios, campanhas, catálogos, customizações, live painting, oficinas de pintura e outras vertentes.

Em 16 anos de trajetória, Laís Odeli se destaca pela conexão que propõe entre suas experiências no mercado de Design, Moda e Arte. Através de pinceladas expressivas, ricas em gestualidade e textura, captura elementos botânicos com um olhar contemporâneo, imprimindo misturas surpreendentes de cores nas mais variadas (e inesperadas) superfícies. Entre elas, sapatos, óculos, caixas, taças, frascos, livros, paredes e até em uma piscina e um vestido de noiva. “Minha arte não se limita a ser apenas contemplação ou função. Ela habita espaços entre o subjetivo e o utilitário e não vou me dividir para caber em um só mundo”, afirma.

Na edição 2025 do DW! Tour Balneário Camboriú, Laís Odeli assina as duas obras de arte que inspiram a identidade visual do festival, além de trazer obras em diferentes superfícies para exposições e instalações a convite do CasaHall Design Shopping. De 19 a 22 de agosto, o público poderá conferir de perto cada detalhe, que dialoga diretamente com o tema da design week, Ambientes que despertam sentidos. “É uma satisfação encontrar este espaço para mostrar que a arte não tem limites”, destaca. Confira a seguir o bate-papo com a artista plástica.

A Piscina Floratta tem dimensões de 15m x 9m e foi um dos maiores desafios de Laís Odeli, que precisou fabricar a própria tinta, à base de compostos químicos que exigiram equipamentos de segurança. A cada 3 minutos, ela e o assistente Berejuk faziam uma pincelada, devido ao tempo necessário para a secagem, resultando em 4 ou 5 dias de criação | Fotos: João Pedro Varela / Montagem

DW!: O que surgiu primeiro em seu horizonte: a arte ou o design de produto?

Laís Odeli: A arte está presente em minha vida desde pequena, e sempre fui muito ligada à área criativa. Minha mãe me ensinou a desenhar e comecei a produzir a partir da observação. Eu era fascinada por desenhar vestidos com silhuetas históricas, inspirados em outras épocas. O que também chamava minha atenção eram as flores e plantas. Com o tempo, busquei cursos técnicos de
moda, desenho e pintura, utilizando a arte inicialmente como complemento do meu trabalho e muitas vezes como hobby. Minha formação é em Design de Produto, e eu já trabalhei com diversas linguagens do design, como produto, gráfico, interiores, moda, estamparia, entre outras.

DW!: Qual a importância da moda na formação de seu repertório criativo?

Laís Odeli: Criar é isto: saber olhar tudo à sua volta com profundidade e transformar isso em expressão própria. Quando eu trabalhava como estilista pude morar um tempo em Londres, onde realizei um curso de Pintura Expressiva que influenciou profundamente na linguagem artística que venho desenvolvendo até hoje.

Busco uma reflexão mais filosófica e percebi que, quando pinto a natureza, busco uma conexão entre ela e o ser humano.

À esquerda, para a CASACOR Santa Catarina 2025, a pintura foi criada em sintonia com o projeto do arquiteto Matheus Xavier, com o tema “Território de Encontros”. A natureza surge como linguagem sensível de encontro, entre interior e exterior, arquitetura e emoção. A obra carrega o gesto livre da artista, em formas botânicas que se expandem organicamente pelo espaço. Um convite à presença, à conexão e ao pertencimento. À direita, “Vou de Rosa” é o título da obra na CASACOR Santa Catarina 2022. No projeto de Juliana Loffi, a intervenção de Laís Odeli trouxe flores em formas orgânicas, guiadas por pinceladas expressivas sobre as superfícies. Cada etapa construída e desconstruída revela o fluxo constante dos ciclos da vida e da natureza, onde renascimento e transformação são inevitáveis | Fotos: Fábio Severo / Montagem

DW!: Ao mesmo tempo em que sua arte carrega muita subjetividade, ela está presente em collabs e outros projetos com marcas e eventos. Como funciona esse processo de parcerias criativas?

Laís Odeli: Um mural artístico pode ser transformado em roupa, frasco, caixa, produto. Por quê não? Gosto muito de fazer acontecer e trabalhar com a criação artística integrada ao design, à moda e a produtos, ganhando vida no cotidiano das pessoas. Prefiro caminhar por essas duas vias e explorar várias facetas.

Minha arte não se limita a ser apenas contemplação ou função. Ela habita espaços entre o subjetivo e o utilitário e não vou me dividir para caber em um só mundo.

DW!: Diante de uma tela em branco, qual seu ponto de partida?

Laís Odeli: Sou uma pessoa extremamente visual e minhas inspirações se dividem entre uma dimensão mais íntima e interna e outra de repertório, dessa tradução de tudo o que vejo, entre arquitetura, fotografias, desfiles de moda, pessoas na rua, uma cor, um detalhe. Durante o processo, gosto que a arte me surpreenda. Conforme vou criando, a arte vai se mostrando e revela algo que eu nem havia imaginado. Tudo é uma construção e eu deixo acontecer, me permito sentir.

O importante é que confio no meu processo e não tenho medo do resultado nem do erro, pois nada é fixo. Tudo é possível de alterar ou posso construir de novo se for preciso. O que chamamos de erro pode ser bom e surpreender, se a gente aprender a contemplar e se permitir.

O mural Natural Glow é uma das obras que inspiram a identidade visual da edição 2025 do DW! Tour Balneário Camboriú. Tinta acrílica, tinta neon, massa acrílica e spray sobre madeira. “Pintar a natureza é revelar o que vive mesmo no escuro, aquilo que pulsa antes das palavras, das formas esperadas. As cores vibrantes rasgam a sombra como manifestações da energia vital que insiste em existir. A botânica aqui é a linguagem do essencial: imperfeita, viva, orgânica. Um espelho sutil daquilo que sustenta, em silêncio, a nossa própria existência”, afirma a artista | Fotos: Júnior Rodrigues (à esq.) e Fábio Severo / Montagem

DW!: Como você avalia as diversas fases de sua carreira artística e os caminhos que percorreu entre técnicas e temas?

Laís Odeli: O desenho mais realista, de observação, foi minha primeira expressão – e imagino ser o caminho ideal para aprender e entender como tudo funciona. Construir para depois, se for o estilo, desconstruir. Foi o que fiz. Quando vi que este realismo não preenchia minha alma, comecei a soltar a mão e migrei do grafite para a aquarela. Também sentia mais necessidade de textura, da arte sair da superfície da tela, assumindo uma personalidade mais visceral. Passei a testar e a jogar mais tinta, trabalhando com a massa acrílica. Foi interessante misturar e encontrar várias tonalidades, sem camadas específicas e com mais dimensões.

Soltar a mão é um processo que requer mais confiança e amadurecimento do que se imagina.

DW!: Você assina as artes que inspiram a identidade visual do DW! Tour Balneário Camboriú 2025, realizado no CasaHall Design Shopping. Como a artista – e a designer – se sentem em fazer parte do festival?

Laís Odeli: Fico extremamente feliz de participar com minha arte misturada a tantos universos que amo, como arquitetura, design e moda. Nessas telas coloquei minha subjetividade, minha criação, que serão transformadas em algo ampliado. Essa expansão nas instalações de tecidos e nas telas que estarão em exposição, além dos materiais físicos e digitais de comunicação, representa minha visão da arte como algo que cria possibilidades e existe das mais diversas maneiras, tanto de maneira utilitária quanto contemplativa. Quero que o público imagine e seja instigado a pensar que a arte pode estar em um tecido, num abajur, num sofá, em uma exposição e em muitos outros objetos e lugares.

É uma satisfação encontrar na DW! e no CasaHall Design Shopping este espaço para mostrar que a arte não tem limites.

O gestual solto, expressivo e visceral ganha vida com as composições de cores e as camadas de tinta que trazem mais espessura e textura às obras. O universo botânico é o ponto de partida da grande maioria das obras, resultando em imagens mais figurativas ou abstratas | Fotos: João Pedro Varela / Montagem

DW! Tour Balneário Camboriú
19 a 22 de agosto de 2025
CasaHall Design Shopping | Av. do Estado Dalmo Vieira, 4770 – Estados, Balneário Camboriú – SC
Programação em breve aqui no site. Assine a newsletter e acompanhe @dwsemanadedesign para mais novidades!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter dW!

Receba notícias exclusivas do universo do design, arquitetura e decoração

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.