O simples é difícil de se alcançar. Essa habilidade é ainda mais admirável em produtos nos quais a complexidade construtiva e o detalhado processo de pesquisa estão presentes de maneira intrínseca. Talvez este equilíbrio entre a concisão e a elaboração sejam o grande diferencial e o legado do Studio Objeto (@studioobjeto). “O nosso básico soma, é indispensável”, afirma seu manifesto.
Com móveis, objetos decorativos, utilitários, luminárias, joias e têxteis que partem invariavelmente do traço simples, impecável e autoral, o estúdio conta com um portfólio que reúne mais de 200 produtos, criados a partir de 2014. À frente está a arquiteta e designer Ligia Casas, que lançou o estúdio há cerca de 2 anos, de forma muito orgânica e natural, para organizar ainda mais a edição e produção das peças. A marca conta com a participação de nomes como o arquiteto e designer Arthur Casas e o designer Ricardo van Steen, em alguns desenvolvimentos e coleções especiais.






O trabalho de Ligia Casas chama a atenção pelo cuidado, pelo envolvimento e pela obstinação com a excelência. É este olhar especial para a produção que define a empresa. Ela busca materiais, sistemas, fabricantes, artesãos e outros fornecedores que trabalhem com processos, técnicas e filosofias nos quais acredita e que façam sentido para o estúdio.
“Ouvir aquele que de fato trabalha o produto é tão importante quanto o que desenha. Entender a matéria-prima e o funcionamento da fábrica nos ensina e nos faz ensinar – o trabalho justo e colaborativo, onde todos ganham e aprendem é o legado que vamos deixando nesse caminho”, afirma Ligia.
Do desenho original até o licenciamento para grandes marcas, todo o itinerário prático e criativo de cada item é acompanhado muito de perto. Todas as etapas são estudadas e compreendidas para entregar, como resultado, um trabalho impecável, sem ser pretensioso – exatamente o que representa a essência do Studio Objeto. As peças são pensadas para compor ambientes com discrição, que se encaixam em qualquer interior e valorizam a funcionalidade do espaço.
As criações podem ser admiradas de perto na loja-estúdio que fica na Vila Madalena, na rua Fidalga, 184, aberta ao público em horários agendados. Para receber conteúdos sobre o universo do design em primeira mão, assine a newsletter da DW! e acompanhe o perfil do festival no Instagram.