Collab inédita entre Peugeot e Piet une moda, design automotivo e cultura urbana em coleção cápsula

As bicicletas, símbolos de mobilidade e inovação, são o ponto de partida surpreendente para a coleção cápsula Peugeot X Piet, collab inédita entre a marca global de design automotivo e a marca de streetwear fundada pelo diretor criativo Pedro Andrade. A novidade, lançada no final de outubro de 2025, celebra o encontro entre tradição e vanguarda, traduzindo a interseção entre o universo automotivo e a energia da cultura urbana. As peças revisitam o presente e o passado com um olhar de futuro, reinterpretando elementos essenciais da história e diferentes momentos da marca francesa sob o olhar da Piet.

Detalhes para quem valoriza design, história e autenticidade

A Peugeot nasceu como uma fundição e produzia diferentes objetivos de aço e metal antes de se tornar conhecida mundialmente por seus automóveis. Entre essas criações, as bicicletas se destacaram e inspiraram a narrativa da collab. O processo criativo envolveu uma pesquisa profunda sobre a iconografia da marca, dos primeiros logos à evolução dos automóveis. A partir disso, a Piet construiu uma linha narrativa que traduziu os diferentes momentos da Peugeot em peças de vestuário, com referências nostálgicas mescladas a uma linguagem visual contemporânea do streetwear, traduzindo os códigos urbanos em peças que refletem identidade e criatividade.

Costuras, linhas e cores da coleção foram inspiradas em elementos do design automotivo, como os detalhes internos do Peugeot 2008, reinterpretados de forma sutil na construção das roupas | Fotos: Divulgação/ Montagem

Costuras, linhas e cores da coleção foram inspiradas em elementos do design automotivo, como os detalhes internos do Peugeot 2008, reinterpretados de forma sutil na construção das roupas. O mix de produtos inclui a Jaqueta Workwear, inspirada na clássica jaqueta azul royal usada por trabalhadores franceses, simbolizando o início da história da Peugeot na França e a herança da marca em uma leitura contemporânea. Os jerseys remetem ao ciclismo como homenagem ao início da marca automobilística e compõem a coleção com camisetas gráficas e jeans com costuras inspiradas nas linhas dos bancos do modelo Peugeot 2008, além de acessórios como bonés e bolsas.

“A Peugeot sempre foi uma marca que respira design — com história, significado e uma estética muito própria. Para a Piet, que também nasce da inquietação criativa e da vontade de contar histórias através do vestuário, essa conexão foi imediata. Essa collab representa exatamente isto: o encontro entre o passado e o futuro, entre o clássico e o urbano, entre o design de produto e o design como estilo de vida”, afirma Pedro Andrade, fundador da Piet.

O jersey (à esq.) remetem ao ciclismo como homenagem ao início da marca automobilística e tem bolsos na parte de trás, lembrando uniformes de competição. A jaqueta Workwear vem inspirada na clássica jaqueta azul royal usada por trabalhadores franceses, com uma leitura contemporânea | Fotos: Divulgação

Visões criativas que se complementam

A parceria entre Peugeot e Piet surge da convergência entre o Drive to Create, iniciativa da Peugeot que busca aproximar-se do universo das artes visuais por meio de experiências que expressam a criatividade em diferentes formatos, transformando a mobilidade em uma verdadeira plataforma de expressão artística; e a estética inovadora da Piet, referência da moda contemporânea brasileira, que também integra esse movimento. Unindo design, funcionalidade e movimento, as marcas criaram uma coleção que reflete o DNA e o legado de ambas, traduzindo a força dessa colaboração em peças que conectam estilo, performance e autenticidade.

“Expandir a parceria com a Piet está alinhada com a visão da Peugeot que enxerga a mobilidade como uma forma de se expressar com originalidade. Essa colaboração também traduz a intenção da Peugeot de dialogar com novos públicos e, ao mesmo tempo, marca mais um passo na direção de ocupar territórios como cultura e design. Além disso, tanto a Peugeot quanto a Piet se alimentam da inspiração para criar produtos que traduzem sua essência da melhor forma possível”, destaca Fabiana Figueiredo, vice-presidente da marca Peugeot para a América do Sul.

A paleta de cores transita entre azul, preto, cinza e off-white, com toques sutis de verde e vermelho. Os tecidos tradicionais, como denim e piquê, ganham novos contornos com bordados manuais, etiquetas exclusivas que contam a história da marca e acabamentos contemporâneos, refletindo o cuidado técnico e estético de ambas as marcas | Fotos: Divulgação

Sobre a Peugeot

A Peugeot oferece uma gama completa de carros urbanos e veículos comerciais leves para diferentes perfis de consumidores. A origem francesa, as sensações ao dirigir e o design para resistir ao tempo fazem parte dos valores da Peugeot. Presente em mais de 140 países, incorpora as mais recentes tecnologias, destacadas pelo Panoramic i-Cockpit, está comprometida com a educação das novas gerações, apoiando iniciativas globais como Born Free e Under The Pole, que buscam aproximar os jovens da natureza. Além disso, a paixão por desempenho e inovação é evidenciada pelo Peugeot 9X8 Hypercar, que compete no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), incluindo as 24 Horas de Le Mans.

Coleção Peugeot X Piet
Disponível na Piet Flagship Store | R. Padre João Manuel, 722 – Cerqueira César, São Paulo
E no site da marca piet.com.br

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