Circuito de ateliês no Centro: 3 edifícios abrigam espaços, obras de arte e design de mais de 40 criativos na DW!15

O Distrito Centro reserva na DW!15 uma série de atrações para quem adora arte, arquitetura e design independente, na região que celebra um movimento constante de revitalização criativa. E nesta edição, especialmente a partir do dia 7 de março, o público apaixonado por criatividade poderá explorar 3 edifícios com diversos andares ocupados por espaços e ateliês de artistas e designers, reunindo obras de arte em vários suportes e abordagens, objetos utilitários, instalações experimentais e outras novidades.

Conhecer os espaços abertos é uma oportunidade única de se aprofundar no universo de cada criativo, conhecer seus processos, referências e materiais, ampliando o repertório de ideias que envolvem arte e design. Além, é claro, da possibilidade de entrar em prédios que contam com uma arquitetura relevante, observando acabamentos, escadas, elevadores, janelas e outros detalhes incríveis. Quem adora arquitetura vai saber reconhecer e admirar!

Confira os edifícios, artistas e coletivos participantes a seguir.

Gibraltar-Bratke

Rua Major Sertório, 88 | 7 a 13 de março

O Edifício Gibraltar (ABC), do arquiteto Oswaldo Bratke, foi construído em 1950 na esquina das ruas Major Sertório e Araújo. O prédio é um dos precursores da arquitetura funcionalista de influência europeia na capital paulista. Suas principais características são a fachada totalmente de vidro e o acabamento em pastilhas, uma inovação para a época na cidade.

Composto por um estúdio de arquitetura, um ateliê de cerâmica e gravuras e uma galeria de arte, o coletivo do Edfício Gibraltar-Bratke apresenta na DW!15 uma série de exposições, oficinas, palestras e visitas aos estúdios e ateliês, abertos de 7 a 13 de março.

Lança Galeria (à esq) e F.studio fazem parte do coletivo de criativos que ocupa o Edifício Gibraltar, que assume a identidade Gibraltar-Bratke na DW!15 para celebrar o legado do arquiteto que assina o projeto | Fotos: Divulgação

3º andar: F.studio | Estúdio de arquitetura e design

É um estúdio multidisciplinar que atua desde 2014 em arquitetura, interiores, cenografia, design de móveis, objetos e luminárias. Sob a coordenação de Flávia Araújo e Fernando Fernandes, originais de Minas e Bahia, o projeto Sertão.Bauhaus reúne peças assinadas exclusivamente pela dupla, no qual interpretam o imaginário humano e de vivências cheias de poesias, com desenhos que seguem princípios de reaproveitamento de matérias-primas e conectam o usuário a memórias afetivas.

Com 3 eventos na agenda, o estúdio abre a semana de design com uma imersão entre design e gastronomia, comandada pela chef Janine Vieira. Durante a semana, o espaço traz 2 experiências criativas: a primeira será um talk com Ana Kreutzer, designer influente de cores e pesquisadora de tendências. A terceira imersão programada é uma Oficina de Tear Manual com o mestre de tear Donizetti: uma dinâmica “mão na massa”, que vai explorar a relação entre os materiais e técnicas apresentadas em algumas peças da nova coleção O que as águas nos contaram. A duração da oficina é de aproximadamente 3h, realizada durante 2 dias, prevendo de 6 a 8 participantes por sessão.

5º andar: Lança Galeria | Galeria de arte

Sob o comando de Josemar Costa Jr e Leandro Nunes, a Lança Galeria consolida-se como um território de diálogo, resistência e experimentação, fundamentado na crença de que a arte é uma potência vital capaz de transformar o mundo. Mais do que um simples espaço expositivo, a galeria assume o compromisso de expandir repertórios, abrindo caminhos para artistas que desafiam e desestabilizam as questões fundamentais do nosso tempo através de vozes e narrativas diversas.

Com um olhar voltado para o futuro, a galeria projeta sua atuação para além de suas paredes, ocupando novos espaços por meio de exposições itinerantes e iniciativas que visam criar acessos reais para pessoas historicamente marginalizadas nos ambientes convencionais. Durante a DW!15, a galeria apresentará uma nova exposição.

8º andar: Terraço Gibraltar | Ateliê de cerâmica e gravuras

Um estúdio multidisciplinar que reúne no mesmo espaço gravura, pintura, modelagem em cerâmica, design gráfico e tecnologia. Oscar Nunes é designer e artista gráfico, atua em seu estúdio com desenvolvimento de produtos e superfícies autorais, para sua própria marca (Gengibrão) e para outros parceiros. Os processos manuais de gravura, ilustração e pintura em cerâmica são suas áreas de atuação artesanal. Leticia Txa é designer gráfica, artista plástica e arquiteta, com uma prática que transita entre cerâmica, pintura e serigrafia, com foco em formas geométricas, minimalismo e uso consciente de cores sólidas e primárias. Seu trabalho valoriza a pureza dos materiais e os processos manuais, estabelecendo um diálogo entre o modernismo e a contemporaneidade.

Para a DW!15, Leticia e Oscar irão oferecer uma oficina de serigrafia com a tela aberta, pensada como uma experiência prática e autoral. Cada participante cria seu próprio desenho, acompanha o processo da serigrafia na prática, imprime com as próprias mãos e leva um poster para casa.

Ateliês Martins Fontes

Rua Martins Fontes, 230 | 7 a 15 de março

Um coletivo formado por artistas e marcas autorais está reunido em um mesmo endereço, onde desenvolvem em seus ateliês produções em diferentes linguagens, como escultura, cerâmica, pintura e desenho. Durante dois finais de semana, de 7 a 15 de março, o espaço
integra a programação da DW!15 por meio da abertura coletiva dos ateliês. A proposta é convidar o público a conhecer de perto não apenas as obras finalizadas, mas também os processos, os encontros e o fluxo criativo que acontecem nesses espaços.

O espaço do artista visual recifense Diego Rosendo (à esq.) traz sua produção mais recente e representativa em cerâmica. A Call Jim, de Luis Guido, com sua paleta de cores vibrante, também estará presente entre os artistas e coletivos que ocupam os Ateliês Martins Fontes – a poucos metros da Praça Roosevelt no Centro de São Paulo | Fotos: Divulgação

2º andar

Amanda Tozetti: abre seu ateliê para turmas de aulas voltadas à experimentação em cerâmica. Concentra a sua pesquisa em um aspecto crítico da cerâmica: a relação entre a intenção e a resposta que a matéria e os processos propõem. Assim, explora contradições entre o que é escondido e revelado, o que é interno e externo.

Marina Sader: artista visual com pesquisa voltada à relação entre desenho, luz e espaço. Seu trabalho se manifesta em instalações, objetos luminosos e experiências visuais que transitam entre o bidimensional e o tridimensional, explorando o gesto, a repetição e o acaso como parte do processo criativo.

3º andar

Call Jim: fundada por Luis Guido, a Call Jim surpreende os apaixonados por cerâmica por sua paleta de cores vibrantes, repleta de tons néon, e seus traços geométricos. As duas primeiras linhas da marca contam com utensílios para mesa posta desenvolvidos a partir de
suas funcionalidades. As peças criadas por Guido sobrepõem o conceito de coleção e combinam todas entre si, despertando a criatividade nas composições do dia a dia.

Diego Rosendo: artista visual recifense com produção de esculturas em cerâmica. Atualmente trabalha temas ligados à cultura popular, observando a iconografia brasileira e sua influência. Suas peças passam pela religiosidade e também a diversidade na natureza.

Naka Cerâmica: marca criada por Priscila Nakamoto, dedicada à cerâmica utilitária de alta temperatura. A pesquisa combina formas e cores em degradês vibrantes, que trazem um caráter lúdico e, ao mesmo tempo, refinado às peças que acompanham o cotidiano.
Paralelamente, Priscila compartilha seu ateliê como espaço de troca e desenvolvimento, oferecendo aulas. O ensino faz parte de seu processo criativo — um exercício contínuo de descoberta das possibilidades.

6º andar

Jade Marangolo: nascida e criada no Litoral norte de São Paulo, é artista plástica e designer de superfície. Influenciada pela cultura brasileira e pelas formas e elementos da natureza, compartilha em seu ateliê um mundo lúdico, colorido e artístico para marcas do ramo da moda, decoração e projetos ligados a cultura. Nesse espaço ela explora técnicas manuais em diferentes suportes como tecidos, paredes, telas e objetos, contando histórias através do desenho.

9º andar

Rodrigo Branco: o artista transita por diferentes suportes, de murais a telas expostas em diversas partes do mundo.
Branco trabalha a partir de memórias e arquivos pessoais. As cores primárias atravessam sua obra como expressão de uma memória em constante construção, ligadas por vezes à infância e às relações familiares. Em paralelo à sua pesquisa, Branco oferece em seu ateliê
aulas de pintura a óleo, com uma abordagem que desafia modelos tradicionais de ensino.

Espaço República no Edifício Comandante Linneu Gomes

Avenida São Luís, 86 | 7 a 15 de março

O Espaço República integra a programação da DW!15  conectado a um conjunto emblemático de endereços do centro histórico, como a Galeria Metrópole, Edifício Itália, Edifício Esther, Edifício Basílio 171 e Galeria Zarvos, reforçando o papel do Centro como território ativo da produção cultural contemporânea. Exposições, ateliês abertos e uma programação extensa que conecta arte e design ocupa o edifício assinado pelo arquiteto Oswaldo Bratke.

Entre dezenas de bate-papos e oficinas, um dos destaques do Espaço República é a exposição individual do artista Henrique Rainha, com 80 esculturas em bronze, cerâmica e gesso | Fotos: Divulgação

2º andar

O público poderá visitar o Experiência Espaço República. Em um ambiente de aproximadamente 150 m², o arquiteto Marito Bannwart, com projeto de iluminação de Flavio Sadalla, desenvolve em parceria com a organização do Espaço República uma grande sala de estar, criada a partir de colaborações com lojas de design, obras de artistas residentes e marcas parceiras. O espaço foi concebido como um ambiente de convivência para bate-papos, oficinas, encontros e experiências sensoriais.

5º andar

Além dos ateliês, o Espaço República apresenta uma exposição individual do artista Henrique Rainha, reunindo 80 esculturas em bronze, cerâmica e gesso. A mostra destaca a investigação material e formal do artista, ampliando o diálogo entre arte contemporânea e design no contexto da DW!15. Dia 7, 12, 13, 14 e 15, das 16h às 20h

15º andar

Durante o festival, o Espaço República também recebe a Obbra – Objeto Brasileiro, plataforma dedicada ao fomento e à valorização do design autoral nacional. Com curadoria de Fabio Andreoni, a pop up store Obbra traz peças de design para a casa, joalheria, arte e bem-estar, em edições exclusivas e limitadas, com lançamentos de marcas e produtos produzidos artesanalmente. A proposta da Obbra reforça o design como agente de revitalização urbana e incentivo à economia criativa no Centro de São Paulo. Dias 7, 8, 10, 11, 12, 13, 14 e 15, das 11h às 20h

Ateliês abertos

Não deixe de conferir os ateliês abertos de aproximadamente 30 artistas residentes nos dias 7 e 14 de março, das 12h às 18h. O público poderá visitar os ateliês e conhecer de perto os processos, pesquisas e trabalhos desenvolvidos, em um contato direto com a produção artística em curso.

17º andar

Maria Do Carmo Verdi @Maria_do_carmo_verdi
Andréia Reis @Andreiareisart
Alberto Boni @82custom
Zico Farina @Zicofarina
Michaela A F @Michaela.Arte
Wochiech Kostrewa @W___k
Rafael Beck @2beck_
João Rietmann @Jrietmann

13º andar

Marito Bannwart @Maritobannwart
Sylvia Sóglia @Art_sylsoglia
Tamara Romain @Tamararoman_aqua
Gabriella Guiotti @Gabriella.Arantes
Marjorie Gueller @Marjoriegueller

5º andar

Jacson Treiveller @Jacson_trier
Exposição Henrique Rainha @Henrique.Rainha

3º andar

Claudia Briza @Cbriza
Maazo Heck @Maazoheck
Jaques Faing @Jaquesfaing
Luciana Arantes @Luciana_arantes_arts
Andrea Natali @Deinha_natali
Sheila Kracochansky @Sheila_kracochansky
Dig Ferreira @Digferreira
Daniel Almeida @Danico_illustration
Witor Ressuti @Witor_ressutti
Phil Haji-Touma @Phihajitouma
Marina Sadala Borges @Na__rina
Veridiana Magalhães @Veridianamagalhaes

Programação de oficinas e outras atividades

7 de março

Oficina “Extremo enquanto Linguagem” — Desenho Experimental no Design de Personagens (Rafael Ramos)
Conjunto 22 | Das 15h às 17h
Número de participantes: 5

Agenda de bate-papos nos Ateliês
11:30 – 12:00 Phil Haji-Touma 31-1
12:00 – 12:30 Witor Ressutti 31 – C
13:00 – 13:30 Gabriella Guiotti 131 – 3
13:30 – 14:00 Andrea Natali 32-1
14:30 – 15:00 Andréia Reis 172-2
15:00 – 15:30 Michaela A F 171-5
16:00 – 16:30 Sylvia Sóglia 131-1
16:30 – 17:00 Alberto Boni 172-3
17:00 – 17:30 Jaques Faing 31 – B
17:30 – 18:00 Daniel Gonçalves 31 – B
18:00 – 18:30 Luciana Arantes 32 – A

8 de março

Oficina “Design & Consciência – Transforme Material Reciclado em Objeto Afetivo” (Luciana Arantes)
Conjunto 22 | Das 11h às 13h
Número de participantes: 8

Oficina “O Cheiro das Cores” (Michaela A F)
Conjunto 22  | Das 14h30 às 16h30
Número de participantes: 10

10 de março

Oficina “Block Printing – Estamparia Manual em Bloco em ecobag” (Andrea Natali)
Conjunto 22 | Das 15h às 17h
Número de participantes: 5

Oficina ”Desenho com modelo vivo para crianças” (7 a 11 anos) (Veridiana Magalhães)
Conjunto 31 – Ateliê 3 | Das 15h às 17h
Número de participantes: 5

12 de março

Palestra – Da Origem dos Espectros – Henrique Rainha & Eva Catelli
Conjunto 51 – Sala Vera Helena | Das 15h às 16h

Oficina “Block Printing – Estamparia Manual em Bloco em ecobag” (Andrea Natali)
Conjunto 22 | Das 15h às 17h – Numero de participantes: 5

13 de março

Performance Henrique Rainha – Espectros – Esculpindo uma mão
Conjunto 51 – Sala Vera Helena | Das 15h às 16h

Oficina “Cartografias do Sensível” (Andréia Reis)
Conjunto 172 – Ateliê 2 | Das 16h30 às 17h30
Número de participantes: 5

14 de março

Oficina “Manto Coletivo – Uma ação de costura & bordado” (Sylvia Sóglia)
Conjunto 22 | Das 10h às 12h
Número de participantes: 15

Oficina “Intensivão de Aerografia: Introdução Sem Frustração” (Alberto Boni)
Conjunto 22 | Das 15h às 17h
Número de participantes: 6 (investimento: R$ 100)

Oficina ”Desenho com modelo vivo para crianças” (7 a 11 anos) (Veridiana Magalhães)
Conjunto 31 – Ateliê 3 | Das 15h às 17h
Número de participantes: 5

 

Visite o Distrito Centro e algumas das atrações mais aguardadas do festival a partir de 7 de março, na DW! Semana de Design de São Paulo. Uma dica é iniciar o percurso pelas imediações da Av. São Luis e da Galeria Metrópole, ampliando seu passeio na direção de vários outros locais icônicos. Prepare-se para descobrir ocupações artísticas em prédios históricos, feiras de economia criativa e design, exposições, espaços efêmeros, experimentações, eventos culturais, palestras, oficinas e muito mais. Cada espaço terá dias específicos de funcionamento, a serem informados na Programação Oficial da DW!.

Curtiu nossas dicas? Se você ficou com alguma dúvida, consulte nosso FAQ ou o instagram @dwsemanadedesign para mais informações atualizadas sobre a DW! Semana de Design de São Paulo, que acontece em centenas de endereços pela capital paulista com ativações e eventos de 5 a 22 de março de 2026. Esperamos você!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *