A Breton, referência em mobiliário autoral brasileiro, revela a coleção Assemblage, desenvolvida em parceria com o escritório Triptyque Architecture, dirigido por Guillaume Sibaud e Olivier Raffaëlli, sócios fundadores. O coletivo franco-brasileiro, que desafia convenções e redesenha as fronteiras da arquitetura contemporânea e do urbanismo entre São Paulo e Paris, completa 25 anos de trajetória e marca o momento com um novo e significativo passo: o lançamento de sua primeira coleção de mobiliário, que representa a arquitetura em estado de objeto.

Reconhecida internacionalmente por sua capacidade de revelar a estrutura e transformar rigor técnico em expressão estética, a Triptyque transpõe para a escala do design os princípios da arquitetura naturalista e racionalista do escritório. Formas precisas, materiais expressivos e um desenho poético inconfundível encontram a expertise da Breton e resultam na coleção composta de mesa de centro, sofá, cadeira, estante, mesa de jantar, banco, poltrona, puff e aparador.
“A parceria com a Triptyque marca um encontro de visões. A Breton sempre buscou colaborar com nomes que desafiam o óbvio, e a Triptyque faz isso com maestria há 25 anos, traduzindo arquitetura em arte e emoção. A coleção Assemblage reflete exatamente essa sinergia: um diálogo entre o rigor construtivo e a liberdade criativa, entre o design autoral e a expressão poética que conecta Brasil e França”, afirma Daniel Pegoraro, Diretor de Estilo, Imagem e Produto da Breton.

O nome Assemblage é um termo que vem das artes plásticas e do design, que remete à técnica tridimensional de reunir e combinar elementos diversos para dar forma a uma nova obra. O interessante nesse tipo composição é que os diferentes materiais ou objetos da composição mantêm sua identidade individual, mas juntos criam um novo todo.
Inspirada por esse conceito, a linha foi desenvolvida em madeira e idealizada como ensaios arquitetônicos, que introduzem no cotidiano a poesia dos balanços e vãos da arquitetura moderna. As peças não são pensadas como objetos isolados e ultrapassam a função utilitária, condensando em sua materialidade o pensamento construtivo e o rigor estrutural. O mobiliário se afirma sobretudo como manifesto e uma maquete tangível de mundos possíveis. Em Assemblage, cada gesto reflete compromisso e excelência.

“Esta coleção de mobiliário foi concebida como uma exploração construtiva. Cada peça questiona as lógicas de apoio da madeira, em diálogo direto com a história das grandes estruturas modernas. Inspirada pelas arquiteturas de grandes vãos – o balanço, a megaestrutura, a grelha estrutural –, a linha de móveis transpõe essas figuras para uma escala doméstica, reinventando-as num jogo sutil entre equilíbrio e tensão”, afirmam Guillaume Sibaud e Olivier Raffaëlli, sócios da Triptyque.
Entre planos, vãos e volumes, nasce Assemblage, coleção que une o olhar autoral da Triptyque Architecture à expertise da Breton, que há décadas eleva o design brasileiro com ousadia e sofisticação. O lançamento marca um encontro de visões e realiza uma exploração construtiva no design autoral, celebrando de forma simbólica e precisa a experimentação, a criatividade e a inovação.

Coleção Assemblage | Breton e Trityque Architecture
Saiba mais em @bretonoficial
Encontre todas as peças do lançamento no site oficial da Breton
