Em projetos de arquitetura e design de interiores, o papel dos revestimentos é fundamental. Afinal, eles costumam ser a base para a composição do estilo e da linguagem visual dos espaços, além de serem elementos que valorizam os projetos aliando beleza, durabilidade e funcionalidade.
A 41ª Cersaie, maior feira internacional de cerâmica e design para arquitetura realizada em Bolonha, na Itália, apresentou em 2024 as grandes novidades entre acabamentos, texturas e tecnologias que serão destaques na próxima temporada. A Eliane, que participa desde a segunda edição da Cersaie como expositora, revela a seguir 6 tendências que já estão em evidência nas coleções atuais da marca e que vão inspirar grandes desenvolvimentos que vêm por aí. Confira!
Minimalismo Sensorial
Elementos naturais estão em evidência na linguagem minimalista, que explora cada vez mais texturas e relevos, possibilitados pelas tecnologias avançadas de impressão 3D. Tons neutros e monocromáticos prevalecem, mas adquirem um potencial muito mais sensorial. Sem excessos, os ambientes se tornam mais aconchegantes e imersivos, destacando o valor e a atemporalidade dos materiais.
Radar de tendência: séries como Sílica e Risca, da Coleção Relevo, representam essa tendência e são uma collab entre a Eliane e o escritório FGMF. A série Sílex da Coleção Synthesis também expressa esse contraste mais sensorial e pode ser aplicada, por exemplo, em mobiliários ou em ambientes com alto fluxo de pessoas.
Super Natural
O avanço das tecnologias de impressão 3D permitiu explorar com maior fidelidade a essência de materiais naturais como pedras, mármores e madeiras, que ganham reproduções impecáveis em novas superfícies. Tecnologias inspiradas na biomimética e no biodesign contribuem para levar a percepção de sofisticação para um lado mais tátil, de conexão com a natureza e de valorização da beleza orgânica dos materiais. As superfícies adquirem relevos, texturas com efeitos riscados e um ar contemporâneo.
Radar de tendência: a Série Risca, cocriada com o escritório de arquitetura FGMF, revela como superfícies texturizadas e lineares ganham apelo visual e tátil, elevando o sensorial e criando composições versáteis.
Passado Presente
Um olhar moderno se volta para as histórias e tradições, capturando especialmente elementos da azulejaria antiga em novas interpretações. O retrô e o nostálgico são os pontos de partida para formas geométricas e padrões gráficos que trazem sofisticação aos ambientes, com algumas referências dos anos 1970. O resultado? Elementos decorativos ideais para criar uma atmosfera atemporal com design personalizado e repleta de boas memórias.
Radar de tendência: bom exemplo vem nas séries Milo e Avesso, cocriação entre Cité Arquitetura e Eliane, além dos lançamentos de Aquarium e Vibra da Coleção Synthesis.
Novo Industrial
Novas nuances atualizam o estilo industrial, já conhecido por seus elementos brutos, cimentícios, resinas e tons acinzentados. Agora é a vez dos acabamentos sofisticados e contemporâneos, com destaque para as tecnologias de impressão 3D em superfícies mais realistas. Com maior sensação de profundidade e textura, as peças imitam materiais brutos naturais ou que permitem combinar tons frios com tonalidades quentes, para criar ambientes mais equilibrados.
Radar de tendência: as séries Matiz, Pina e Fuso da Eliane já antecipam esta tendência. Pina e Fuso, inclusive, foram uma cocriação entre a marca e o escritório de arquitetura FGMF.
Clássicos Revisitados
Pedras como Limestone, Travertino e Ardósia são clássicos que assumem novas roupagens e protagonizam revestimentos atuais, sem deixar seu lado afetivo em segundo plano. Tradição e olhar contemporâneo se encontram em peças de grandes formatos, que ganham cortes ousados ou que reforçam o apelo sensorial, em tonalidades nunca vistas antes na natureza.
Radar de tendência: o escritório Cité Arquitetura cocriou com a Eliane uma releitura da Ardósia Brasileira, em uma série que materializa esta inspiração com nuances suaves e sensoriais.
Beleza original
Matérias-primas presentes no core da produção de cerâmicas, como a argila, dão origem a reinterpretações que podem assumir efeitos neutros ou vibrantes. Novas cores, texturas, acabamentos e formatos ampliam as possibilidades que aliam o que os materiais têm de bruto e original com novos recortes hexagonais, mosaicos e outras propostas atuais.
Radar de tendência: a série Olaria, uma colaboração entre o arquiteto Arthur Casas e a Eliane, traduz essa inspiração. Com peças marcadas pelas nuances de matérias-primas como o adobe, revela que a estética veio para ficar.
Em resumo, as mais recentes tecnologias de impressão 3D transformaram a produção de superfícies, ao valorizar o sensorial em relevos e texturas impecáveis, além de ampliar a presença da natureza em tons e padrões que alcançam níveis cada vez mais altos de qualidade.
Outro conceito em alta é a reinvenção de clássicos ou de materiais com apelo afetivo ou ligados a tradições, em superfícies que carregadas de significado e memórias. Tudo isso eleva ainda mais a excelência dos projetos e de todo o mercado de arqdesign.
Curtiu? Quais dessas tendências trazidas pela Eliane mais chamaram sua atenção? Conheça estes e outros lançamentos de perto no Espaço B em São Paulo, que abriga novidades das marcas Eliane, Decortiles, Elizabeth e Eliane Floor com uma experiência para além da arquitetura e do design
Espaço B
Av. Brasil, 526 – Jardim Paulista – São Paulo/SP
@elianerevestimentos
Curtiu? Para receber mais conteúdos e novidades como essa, assine a newsletter da DW! e não deixe de seguir nosso Instagram em @dwsemanadedesign.