Organne Vasos Decor indica dez modelos vietnamitas para renovar o jardim na primavera

Admirados no mundo inteiro por sua grande beleza e resistência, os vasos vietnamitas compõem o portfólio da Organne Vasos Decor, maior importadora desse produto no Brasil, com mais de 700 modelos 100% originais. Aqui, a marca propõe uma seleção de 10 peças para renovar a varanda ou o jardim na chegada da primavera.

Mas antes de conhecê-las, que tal saber mais sobre a criação dessas verdadeiras obras de arte? Os vasos são feitos de forma artesanal, com técnicas tradicionais, e exploram a plasticidade da argila do Vietnã: a matéria-prima encontrada na região é rica em mica, o que permite que ela aguente três dias de queima em fornos de alta temperatura (até 1.300 °C).

Graças ao clima seco do país, a cura da cerâmica acontece a céu aberto ou em estufas e leva de 60 a 90 dias. Isso torna o vaso ainda mais resistente. As cores também surgem de um processo natural: uma base de resina com pó de vidro ou sílica recebe pigmentos minerais, como cádmio, cobalto, zinco, chumbo e cromo. A mistura é espalhada sobre os objetos antes da queima, resultando em tonalidades inigualáveis.

Como a produção é totalmente artesanal e conta com a colaboração da natureza, cada vaso nasce com características únicas – e para ser um autêntico artefato vietnamita, precisa trazer a assinatura do artesão em seu interior. Agora que você já descobriu como eles são fabricados, confira esta lista de opções da Organne:

África

Faz parte da linha Atlantis e se destaca pela textura exótica, que evoca a diversidade cultural do território mais antigo do planeta. Por ser um vaso cônico de boca larga, é uma ótima opção para plantas robustas e imponentes, como árvores frutíferas, cactos, suculentas e espada-de-são-jorge.

Vasos África, da linha Atlantis da Organne Vasos Decor | Fotos: Divulgação
Havana

O vaso inspirado na capital de Cuba traz uma textura que remete ao tropicalismo e vai bem em ambientes nos estilos moderno ou contemporâneo. Pensado para acomodar espécies de caules médios ou grossos, está presente nas linhas Vitrificados, nas cores gold, azul turquesa e moss green, e Atlantis, no tom Atlantis.

Vaso Havana, da linha Vitrificados da Organne Vasos Decor | Foto: Divulgação
Inglaterra

Da linha Rústicos, passa por um processo natural de vitrificação: a mistura de areia ou sílica adicionada à argila cria uma camada brilhante ao redor do vaso durante a queima. Versátil, é indicado para plantas de caules médios a grossos, como espada-de-são-jorge, bambus, cactos e samambaias. Nas cores marrom, azul, amarelo mesclado, verde e preto.

Vasos Inglaterra da Organne Vasos Decor puderam ser vistos no projeto de Paloma Albuquerque, Nivaldo Barros e Priscila Burigo Moksde na CASACOR Paraná 2023, intitulado Pátio Conexões | Foto: Divulgação
Malta

Vasos em formato de bacia e com efeito vitrificado são os artefatos mais conhecidos da arte vietnamita. O Malta está nessa categoria e pode ser encontrado em oito tonalidades marcantes: azul, azul turquesa, creme, moss green, gold, silver, preto e magma. A peça é indicada para plantas ornamentais de pequeno porte, como a areca.

Vasos Malta trazem o efeito bronze vitrificado, em peças da Organne Vasos Decor | Fotos: Divulgação
Mônaco

O nome do principado não foi escolhido à toa para batizar a peça: ela é charmosa e sofisticada. Ótima para receber plantas de médio porte, pois seu tamanho máximo é 69 cm de altura, é a companhia perfeita para palmeiras como a ráfis. Mas também faz bonito sozinha, como objeto de decoração. Nas cores azul turquesa, azul, moss green, creme, preto, marrom, branco, gold, silver e bronze.

Os vasos Mônaco surgem em dois projetos: à esquerda, espaço assinado pela arquiteta Gisele Taranto; à direita, detalhe do projeto da arquiteta Cilene Lupi intitulado “Um lar para apertar o pause”, apresentado na CASACOR São Paulo 2023 | Fotos: Divulgação
Nairóbi

Integrante da linha Rústicos, esta bacia é fabricada com rolos de argila, que são empilhados camada por camada até dar forma à peça. O modelo chama a atenção devido às bordas com acabamento natural, sem receber pigmentos. É encontrado nos tons amarelo mesclado, azul e branco e em diversos tamanhos.

Os vasos Nairóbi, da linha Rústicos, marcaram presença em projeto para a CASACOR São Paulo 2024, assinado pela paisagista Mônica Costa, seguindo o tema “De Presente, O Agora” | Foto: Divulgação
Nassau

Esta bacia está presente nas linhas Atlantis (na cor Atlantis) e Vitrificados (na versão azul turquesa). Com boca e corpo bastante alargados, apresenta uma silhueta oval, que deixa a curvatura em evidência. Seu formato, que remete à ilha de Nassau, acolhe plantas ornamentais de pequeno a médio porte, como a areca e a espada-de-são-jorge.

Vasos Nassau, da linha Atlantis da Organne Vasos Decor | Foto: Divulgação
Nix

O modelo de aspecto lunar leva o nome da deusa grega que representa a noite, conhecida por expressar força e poder. Ele faz parte da linha Premium Home, composta de vasos menores, pensados para o uso em interiores, como objetos que podem ou não conter plantas. Está disponível nos tamanhos P, M e G.

Da linha Home da Organne Vasos Decor, o modelo Nix apresenta diversos tamanhos e uma textura única | Foto: Divulgação
Oceania

O modelo alto e esguio (66 cm no tamanho P e 98 cm no G), de aspecto de rústico, é ideal para abrigar frutíferas, como jabuticabeiras e limoeiros, e espécies ornamentais longilíneas, como as palmeiras. Está disponível nas cores azul turquesa, azul, moss green, creme, preto, marrom, branco, gold, silver e bronze.

O modelo Oceania, da Organne Vasos Decor, esteve presente no Hall de Entrada projetado pela arquiteta Roberta Zimmermann na edição 2023 da CASACOR Balneário Camboriú | Foto: Divulgação
Vulcano

O vaso pertence à linha Premium e homenageia o deus do fogo. Cada peça leva mais de seis meses para ser produzida, pois passa por duas curas. Os traços alongados sugerem o uso com espécies altas e esguias, como frutíferas e palmeiras. Está disponível nas cores safira, pantano, atlantis, glacier e opal e nos tamanhos P e G.

Os vasos Vulcano pontuam o projeto de Maricy Marcos Borges na mostra Beach and Country de 2021 (à esq). A peça em dimensão generosa també deixa mais aconchegante o canto de leitura do estar (à dir.) | Fotos: Divulgação

 

Curtiu? Para receber mais conteúdos e novidades como essa, assine a newsletter da DW! e não deixe de seguir nosso Instagram em @dwsemanadedesign.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Receba notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.