Nossa natureza é Modernista – tanto na arquitetura quanto na interação com o seu entorno. O DNA da Artefacto também é Modernista. Com 46 anos de história completos este ano, em pleno centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Edition 2022 estreia valorizando mais do que nunca essas características: a organicidade e originalidade do desenho, a sofisticação das matérias-primas naturais e a excelência do fatto a mano.
Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, a nova coleção desembarca em Goiânia e é apresentada em espaços assinados por grandes profissionais do design e arquitetura. Cada qual à sua maneira, eles interpretam o lifestyle Artefacto com soluções inspiradoras que poderiam estar em qualquer lugar do mundo.
Ana Paula de Castro, Sanderson Porto, Isadora Morais e Bruno Morais, Aneton Vilela, Bruno Veras e Juliano Costa, Cecilia do Vale, Claudia Zuppani, GT Arquitetura, Karine Espírito Santo, Karla Bittar e Eduardo Bittar, Kerley de Melo, Ligia Barros, Maurem Françoise, Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro, participam desta edição da Mostra Artefacto 2022. Inspire-se!
Ana Paula de Castro, Sanderson Porto, Isadora Morais e Bruno Morais
Nesta décima participação na Mostra Artefacto Goiânia, eles criaram um ambiente que convida ao descanso e ao convívio – uma grande sala de estar, com cerca de 56 metros quadrados. Um dos destaques do mobiliário é o sofá modular Orfei, que permite uma composição orgânica e inusitada. “Trouxemos para nosso ambiente elementos naturais, como as plantas e a madeira, e buscamos continuar remetendo à natureza nas texturas do papel de parede, dos tecidos escolhidos para o mobiliário e nas formas orgânicas que permeiam o espaço”, explicam. “Nossa maior inspiração foi o sentimento de calma e tranquilidade dos litorais da Bahia”, revelam.
Aneton Vilela
Aneton apresenta um quarto com 26 metros quadrados. “Privilegiei a organicidade das matérias-primas naturais, da iluminação e da circulação. Criei um ambiente confortável por meio do uso de materiais em sua essência – essa foi a minha grande inspiração nesse projeto”, revela.
Bruno Veras e Juliano Costa
A dupla Bruno Veras e Juliano Costa criou uma varanda com layout contemporâneo que transmite a ideia de que um espaço pode servir aos mais diversos tipos de uso/funcionalidades. O grande destaque do ambiente é uma composição em “L” para o estar, uma mesa multiuso (jantar + jogos) e um balanço para garantir o escapismo lúdico nos momentos de descompressão.
Cecilia do Vale
Em sua estreia na Mostra Artefacto Goiânia Cecilia preparou um quarto de casal de 24 metros quadrados com tons neutros. “Me inspirei nas plantas naturais para tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante, compondo com as peças um modo Natureza Modernista. A Vanity Desk Lulli, da Beach & Country, é o grande destaque do projeto”, revela.
Claudia Zuppani
A linguagem de Claudia pode ser apreciada na varanda de 50 metros quadrados com espaço integrado para estar e refeições projetada para essa Mostra Artefacto Goiânia. “Os materiais característicos do movimento modernista foram a inspiração para a criação do ambiente. O uso do cimento queimado contrasta com a estampa do tecido aplicado na parede. O mesmo tecido traz para o projeto uma ligação com a natureza, complementada pelas linhas outdoor que utilizei no projeto”, explica.
GT Arquitetura
Gabriela se inspirou nos conceitos da arquitetura biofílica e projetou um ambiente repleto de elementos que proporcionam a sensação de aconchego e bem-estar, como a madeira fazendo o revestimento de teto e parede, as cores quentes do couro, a palha natural, o linho, a iluminação aconchegante.
Karine Espírito Santo
O projeto de um living/home de 54 metros quadrados, onde tudo se integra – home, office, mesa de chá/ jogos e um bom bate-papo –, tem o sofá Geta como grande destaque, bem ao centro do ambiente, dividido e direcionado para lados opostos. “Criamos um ambiente funcional e planejado de acordo com o uso e suas funções. Elementos naturais como a pedra foram usados para revestir pisos e paredes que são demarcadas por linhas geométricas bem definidas. Vasos com acabamento rústico e plantas integram a natureza ao espaço”, revela.
Karla Bittar e Eduardo Bittar
Karla e Eduardo criaram um ambiente outdoor com atmosfera de ambiente indoor, isso devido à escolha do mobiliário, além das cores e produtos naturais, luminárias em cerâmica, palhas e tons neutros.
Kerley de Melo
Adepta do “menos é mais”, Kerley já participou de duas Mostras Artefacto Brasília e de 17 edições da Mostra Goiânia. Para este ano na Mostra Artefacto Goiânia, ela preparou um ambiente de estar com jantar totalizando 57 metros quadrados.
Ligia Barros
Conciliando funcionalidade, conforto e estética, para sua terceira participação na Mostra Artefacto Goiânia ela criou um ambiente de estar com jantar totalizando 56 metros quadrados. Um espaço leve, orgânico, monocromático, com visual natural. “A aplicação da textura de cimento queimado, criando uma aparência rústica nas paredes e teto, com a inserção da mesa de jantar de madeira, criou um contraste com os materiais nobres e sofisticados como vidro, metal e espelho”, explica.
Maurem Françoise
Após 18 participações na Mostra Artefacto Goiânia, para esse ano a arquiteta criou um lounge de 56 metros quadrados, valorizando espaços livres, limpos, funcionais e o paisagismo natural.
Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro
A dupla projetou uma sala de estar com jantar de 52 metros quadrados. “Trouxemos a natureza modernista para nosso projeto por meio de elementos rústicos que utilizamos, como a pedra na parede, o piso de cimento queimado e as plantas. Montamos também uma galeria em homenagem à arte da Tarsila do Amaral e do Burle Marx – ícones modernistas do Brasil”, revelam.
Conheça também as Mostras Artefacto São Paulo e Rio de Janeiro. A Artefacto Goiânia fica na Avenida 136 290 Quadra 238, lote 18/19 – St. Marista. Acesse artefacto.com.br e saiba mais.