acontece

Oscarina, em versão bordada, une modernismo e feminilidade

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: Em cartaz

A feminilidade em sua potência é uma presença marcante no trabalho da designer Linda Martins. A catarinense radicada em Belo Horizonte (MG), trabalhou com design gráfico e ilustração antes de projetar móveis. Dali, tirou parte do lúdico que permeia de forma sutil, mas presente, seus projetos.

Se em seu primeiro prêmio internacional – um iF Design Award (2018) -, Linda explicitava o feminino na cadeira Lady, com curvas, laço, “saltos” e no rosa millennial, em Oscarina, ele aparece de forma diversa, através de uma espécie de sororidade.

Inspirada na obra do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), a cadeira Oscarina traz em sua estrutura a lembrança das curvas do mestre modernista e, na palhinha, a referência ao mobiliário da época.

Há pouco, porém, um de seus exemplares ganhou a intervenção da artesã Maria da Conceição. O bordado singelo e cheio de delicadeza pontua com cores a peça, fazendo desta, única. O trabalho conjunto foi feito para uma exposição na Semana Criativa de Tiradentes, em Minas Gerais, e conta com outros designers e artesãos.