Com a proposta de reunir artistas e empreendedores em destaque na cena amazonense com seus produtos, a Ornare Manaus realiza em 23 de novembro uma exposição exclusiva para convidados. A ocasião celebra 4 grandes nomes do design da região em variadas áreas, entre moda, acessórios e objetos utilitários. O espaço escolhido é o showroom da Ornare Manaus, conectando sofisticação, inovação, ancestralidade, pesquisa, sustentabilidade e outros conceitos em comum entre a marca e os criativos. A curadoria é do empresário Márcio Sobiesiak, representante da Ornare em Manaus.
Conheça a seguir os 4 criativos convidados pela Ornare Manaus para exibirem peças exclusivas.
Aimi Amazônia: bolsas como obras de arte
O design e a arte se encontram na obra do amazonense Eben Santana, designer de moda há 8 anos. Com DNA cem por cento amazônico, a marca utiliza matéria-prima da floresta, como folhas e sementes – e tem parceria com o Programa Waimiri Atroari para adquirir palhas, sementes e enviras. Suas peças são criadas a partir da reflexão sobre a valorização de suas raizes amazônicas e da forte influência do design clássico em seu trabalho, sempre encontrando na regionalidade seu ponto de partida.
Filettoh Baré: utilitários e acessórios feitos à mão
@cestarias. indigenas_curipaco
@filettoh_bare_original
Nascido em São Gabriel da Cachoeira (AM), pertencente a Comunidade Areal da etnia Baré, criado por mãe de etnia Curipaco, Filettoh Baré se destaca pela produção manual de luminárias, balaios, tapetes, jarros e chapéus, em conjunto com sua comunidade. A matéria-prima que utiliza na produção das peças é o arumã, uma espécie de cana de colmo liso e reto, que oferece superfícies planas e flexíveis o bastante para suportar o corte de talas milimétricas.
Rita Prossi: precursora no design de joias
@ritaprossi
www.ritaprossi.com
A empresária é precursora no uso da natureza amazônica em joias. Suas pesquisas são inspiradas pelas lendas da região, promovendo a riqueza autossustentável da Amazônia com extremo respeito ao meio ambiente. “Propomos um design inovador de qualidade que encanta com belezas e emoções. Política e ecologicamente correta, a nossa produção une cultura e tecnologia”, afirma Rita Prossi.
Sioduhi Studio: tecnologia e design para vestir
@sioduhistudio
@sioduhi
www.sioduhi.com
Sioduhi vem do povo Piratapuya do Alto Rio Negro, no Amazonas. Em suas criações, expressa o orgulho da origem indígena e a resistência das populações amazônidas. Na exposição, ele apresenta duas peças da nova coleção Amõ Numia: ontem, hoje e amanhã. Ela simboliza as primeiras mulheres, filhas do tmtkoho Mahst (Criador do Universo). Os itens são tingidos com a tecnologia ManioColor, corante têxtil à base de casca de mandioca desenvolvido pelo Studio.