A Design Miami chega a sua 18ª edição e explora o tema The Golden Age: Looking to the Future. A metáfora da “Era de Ouro” partilhada por diversas culturas pode ser aplicada a passados idealizados ou a futuros utópicos. A curadoria de Maria Cristina Didero – consultora de marcas como Vitra e Fritz Hansen e autora de diversos livros sobre design – evoca, através do design, o tema como fonte de inspiração para que possamos imaginar e moldar um futuro melhor.
Exposições, talks, tours e outros eventos movimentam a cidade da Flórida, nos Estados Unidos. A curadora da ETEL, Lissa Carmona participa de um talk com Eckart Maise, consultor de design da Eames Office e moderação de Francesca Molteni, Fundadora e diretora do Muse Factory of Projects. Eles conversam sobre o legado do design dentro de empresas e como lidar com essas obras-primas sem distorcê-las, mas incorporando-as à contemporaneidade.
Em outra roda de conversas, o arquiteto Arthur Casas troca experiências e visões críticas com o designer Andrés Reisinger e o designer da Audi, Immo Redeker, sobre como projetar novas experiências imersivas centradas no ser humano.
Também há duas galerias brasileiras na Design Miami: a Mercado Moderno, que foca no design brasileiros dos anos 1940 a 70, bem como em criações contemporâneas, e tem nomes como Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin e Lina Bo Bardi no catálogo. E a Diletante42, que também leva o melhor do mobiliário moderno nacional aos EUA, com Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas, entre outros.
A Design Miami vai até dia 04, domingo. Para quem não está em Miami, é possível acompanhar um pouco da feira através do site do evento, inclusive com tours virtuais.
Arte!
Também está aberta até sábado (03), a edição 2022 da Miami Art Basel (@artbasel), mais importante feira de arte contemporânea das Américas e uma das mais prestigiadas do mundo. Localizada no Miami Beach Convention Center, o evento reúne 38 países e territórios através de 283 galerias, sendo 16 brasileiras.
É a 20ª edição da feira que foca seu line up em galerias que comercializam arte moderna e, sobretudo, contemporânea, seja de artistas renomados ou emergentes. Além das exposições, há palestras, talks, bate-papos, mostras paralelas, tours guiados e performances, entre outros. Os ingressos custam de US$ 50 a US$ 2 mil. Mais informações pelo site.