A Klie é uma empresa de mobiliário que se pauta pelo minimalismo. Jovem, nasceu como projeto em 2017 e em 2019 entrou no mercado apenas digitalmente, até agora, quando uma parceria com a Boutique dos Lustres funda o primeiro ponto de venda da marca, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
“Apesar da Klie ter um bom desempenho online, no último ano, a gente entendeu que precisava buscar pontos físicos para apresentar as peças, para que houvesse uma experiência de toque, visão e experimentação do produto. Muitas características dos móveis não podem ser, de fato, entendidas por uma vídeo-chamada ou uma foto no site. Faz toda diferença esse contato com o público”, conta o designer e diretor criativo da Klie, Esteban Fidelis.
A parceria com a Boutique dos Lustres, empresa voltada ao mercado de iluminação de luxo e com projetos exclusivos há mais de uma década, foi natural e agrega valor para ambos. “A Klie procurava parceiros que não competissem diretamente [com a produção de mobiliário], mas que dialogassem, somassem forças. A parceria começou a se delinear durante a nossa participação em uma mostra de decoração em Porto Alegre, foi muito natural”, afirma Esteban.
Do chão ao teto
A Boutique dos Lustres não usava o piso de sua loja para expor a maior parte de suas luminárias. A Klie precisava de um espaço. Chão e teto ganharam com o mix de luminárias de alto padrão e móveis minimalistas. Do portfólio da Klie, a coleção Léxico – lançada durante a DW! 2022 – está em peso na loja: Vero, Evo, Linde e Riba. Além dela, peças da linha Dunas (cadeira, daybed e sofá); cadeiras, espelho e banqueta Gupeva e as mesas laterais Lys compõem os espaços.
“Desde a DW!, temos tido feedbacks muito positivos sobre a coleção Léxico. Ela é um feito de desenvolvimento e a coleção mais madura que temos hoje”, completa Esteban. Para apresentar sofás, estante, cadeiras, mesas e afins, os vendedores da Boutique foram treinados e podem esclarecer dúvidas sobre os móveis da Klie.
Luz e mobília
Nessa nova empreita, Esteban fala um pouco sobre como os designs da marca podem conversar com a iluminação. “Quando desenvolvo um produto, procuro pensar no ambiente como um templo do presente, um espaço de descompressão em rotinas tão atribuladas como temos vivido, para que quem vive ali possa estar conectado com seu momento. Pra mim, o minimalismo tem essa função velada que parece dizer ‘não sou o ator principal deste ambiente’, nos lembrando que são as pessoas, suas rotinas, desejos e sonhos, os verdadeiros atores da casa. A iluminação, portanto, deve ser estruturada segundo o uso associado ao ponto de vista formal, linhas leves e suaves seriam as que melhor combinariam com a Klie”, pontua.
Na Boutique, os móveis da Klie dividem espaço com luminárias que têm esse mood, mas não só. Há lustres, pendentes, arandelas e spots, entre outros, para diversos gostos e, até, projetos desenvolvidos sob demanda e com exclusividade.
Lançamento
No início do mês, o workshop “Design & Propósito” marcou o início da parceria. A conversa teve apresentação do proprietário da Boutique dos Lustres, Marcos Blehm, e foi ministrado pelo designer Esteban Fidelis. Entre os temas abordados, os processos criativos e as inspirações por trás do design da Klie ganharam ênfase. O designer apresentou algumas das peças aos arquitetos convidados e falou sobre o desenvolvimento de cada uma delas.