O F.Studio Design (@f.studio_design) convida a Papelaria e o designer Bruno Simões para compor a mostra 3emDobro, em seu ateliê na Major Sertório, centro de São Paulo, durante a 11ª Semana de Design de São Paulo.
Para a ação, cada estúdio criou duas peças onde a protagonista é a matéria. Nelas, os desenhos concisos e simples rementem à Bauhaus e à abstração geométrica sem obstruir as peculiaridades de cada narrativa. A prerrogativa é pontuar o design como fundamental para a redução da produção de resíduos e para um processo produtivo mais sustentável. O F.studio Design ainda conversa com público da DW! sobre criatividade e design.
Um pouco do dobro
A Papelaria lança o projeto Rios, um conjunto de blocos de notas com cores definidas pelas variações dos tons de três rios ao longo do dia e nas quatro estações do ano: Paraná, Tietê e Negro. Christian Sampaio e Fabíola Pentagna desenharam, também, versões escultóricas dos blocos Tótem, inspirados nos figurinos de balé criados pela Bauhaus. Os bloquinhos têm um corte que visa o mínimo desperdício de material possível e são recicláveis.
Os arquitetos Fernando Fernandes, Flavia Araujo e Felipe Vargas, do F.Studio Design, exploram o alumínio nas mesas Mono – em tons monocromáticos neutros ou vibrantes . As peças são 100% recicláveis e têm propriedades que auxiliam na durabilidade: resistência à corrosão e mecânica, impermeabilidade, maleabilidade e leveza. O segundo objeto – também em alumínio – é inspirado nos gorilas, animais gregários por definição: ele emula a postura dos bichos através de dobraduras, evitando soldas ou a inclusão de elementos que podem causar ruídos nos desenhos das bandejas multiuso Fold.
Por sua vez, Bruno Simões lança vela e castiçal Compor, inspirados pelas formas totêmicas presentes em diversas culturas. A aposta material do designer também é no alumínio 100% reaproveitável e passível de ser transformado por um número ilimitado de vezes. Assim, apenas alumínio fundido dá corpo ao castiçal que se exime de pintura ou outros elementos e tem acabamento bruto. Por sua vez, a vela é de cera de soja, biodegradável, e deseja aliar o design a momentos de introspecção, rito e cura.