Descobrir, revelar e ajudar a desenvolver artistas dos quatro cantos do país é a proposta do Projeto Talentos, concebido pela diretora criativa da Florense (@florenseoficial), Roberta Castellan. A exposição “Um recorte sobre a arte no Brasil de hoje”, que a Florense Gabriel (@florensegabriel) inaugura durante a DW!, surge como primeiro desdobramento da iniciativa. Em breve, ela também dará origem a um art book.
Os curadores da mostra são o consultor de estilo e set designer Aldi Flosi e o fotógrafo e artista visual Denilson Machado, que selecionaram trabalhos de 14 artistas promissores. Aldi faz a produção de objetos e obras de arte em showroons da Florense espalhados pelo Brasil. Na busca por peças com caráter regional, ele encontrou boa parte dos nomes agora presentes na exposição. Denilson é o fotógrafo oficial da marca e acompanha Aldi para registrar os ambientes finalizados. Além disso, os dois são amigos e compartilham as mesmas referências. “Queríamos mostrar artistas ainda fora do circuito das galerias. Como o projeto teve início dois anos atrás, hoje alguns deles já são reconhecidos”, conta Aldi.
A lista de talentos traz Cadeh Juaçaba (CE), Carolina Krieger (SC), Eduardo Scatena (RJ), Henrique Detomi (MG), Junior Brandão (PI), Letícia Lampert (RS), Lidia Lisbôa (PR), Lin Lima (RJ), Lucas Länder (SP), Marcone Moreira (MA), Marlon Amaro (RJ), Matheus Machado (SP), Rick Rodrigues (ES), Valmir Lessa (AL). O grupo tem a juventude e a linguagem contemporânea como traços comuns. Na Florense Gabriel, as obras estão expostas numa cenografia criada por José Marton. Todas elas fazem parte do acervo da Casa Florense, em Flores da Cunha (RS).