A Galeria Carpenters Workshop na Quinta Avenida em Nova York apresenta a mostra Turning Tides: Designing a Modern Brazil, que retrata 75 anos de design brasileiro. Exibindo obras-primas do design desde a década de 1940 até os dias atuais, as obras revelam as diversas visões e influências que moldaram a estrutura da vida moderna brasileira.
A mostra celebra um quadro diversificado de artistas brasileiros que refletiram em suas criações mudanças sociais, culturais e políticas significativas que influenciaram vários aspectos da sociedade, incluindo arte e design. As obras incluídas apresentam ícones do design como Sergio Rodrigues, além de uma lista de artistas contemporâneos influenciados por este período crucial. Isso inclui os Irmãos Campana, fundado pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, cujo trabalho está profundamente enraizado na cultura e nas tradições brasileiras.
Arquitetos como Oscar Niemeyer e designers como Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi, José Zanine Caldas, Jorge Zalszupin e Sergio Rodrigues infundiram um toque modernista em casas, escritórios e espaços públicos, definindo um vocabulário de design singular da América Latina.
Entre as obras expostas estão a Mesa de Café (1950) de Joaquim Tenreiro, em madeira nativa brasileira, que faz homenagem à madeira e ao artesanato local da América Latina. A escrivaninha de Lina Bo Bardi (1950) exemplifica sua contribuição pioneira ao modernismo brasileiro, enquanto o lounge set de Jorge Zalszupin, Topolino, expressa a fusão de influências europeias com a estética local, apresentando uma nova linguagem moderna única no Brasil.
Este período transformador testemunhou o Brasil como um caldeirão de criatividade e dinamismo cultural. O país tornou-se um caldeirão para artistas, designers e pensadores, promovendo um ambiente de experimentação e inovação. É este período que fica em destaque nesta exposição, que lança as bases para o surgimento do design brasileiro emergir como uma força global a ser reconhecida.