acontece

Casa Somauma realiza exposição sobre José Augusto Bellucci, que assina o Ed. Virgínia

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: 14 a 24 de março de 2024

HORÁRIO: Das 9h às 19h

LOCAL: Casa Somauma | Avenida São Luís, 84 - Centro - São Paulo/SP

Entre os vários marcos arquitetônicos do Centro de São Paulo, o icônico Virginia, edifício que passa por um retrofit pelas mãos da Somauma, tem chamado a atenção pelo diálogo que promoveu nos últimos anos com a comunidade. Em 2023, o prédio foi um dos destaques da programação da DW! Semana de Design de São Paulo, com ocupações artísticas e de economia criativa em vários de seus 11 pavimentos.

Agora, a Casa Somauma lança um olhar sobre o discreto José Augusto Bellucci, o arquiteto que assina o projeto original do edifício junto com o engenheiro Luiz Maiorana. Bellucci, que preferiu se manter longe dos holofotes – mas deixou um legado de construções icônicas em cidades brasileiras -, ganha a exposição A descoberta de um gênio, em cartaz de 14 a 24 de março, durante a DW! SP 2024.

A mostra apresenta um panorama entre projetos, desenhos e fotografias, revelando um percurso pela vida e obra do arquiteto nascido em 1907, na cidade de São Paulo. José Augusto Bellucci cursou arquitetura na ENBA, onde se formou em 1933. Seu currículo inclui desde residências a edifícios de apartamentos, passando por rádios e estúdios de cinema, chegando a hotéis, museus e catedrais.

Os trabalhos mais notórios de Bellucci estão em Maringá, no oeste do Paraná. Por lá, desenvolveu uma dezena de obras, de cemitério a aeroporto. As que mais saltam aos olhos são a Catedral de Maringá (1959-1972), com sua torre impressionante, o Grande Hotel Maringá (1955) e a capela de São Jorge do Ivaí (1958).

Bellucci foi por muito tempo um dos arquitetos preferidos da família Matarazzo. Para eles, projetou casas, móveis, prédios, além de ter tocado uma série de reformas. Dessa época, o residencial Virgínia é seu trabalho mais simbólico, e também o mais conhecido em São Paulo, entregue em 1951.

Falecido em 1998, Bellucci deixa um legado que vai muito além das obras e, pela primeira vez, foi revelado por sua família. Agora pode ser descoberto por estudantes, profissionais e pessoas apaixonadas por design, arquitetura e história, na mostra A descoberta de um gênio, durante a DW! SP 2024.