A Casa Guararapes proporciona uma imersão ambientada no portfólio de painéis de compensado e MDF fabricados pela Guararapes. Localizado na avenida Brasil, o endereço mostra aplicações surpreendentes em mobiliário, objetos e divisórias de produtos como os MDFs São Paulo e Floresta, da linha Perspectivas, premiada com o iF Design Award 2022. Trata-se de placas com padrões que reproduzem obras do fotógrafo norteamericano Benjamin Grant, feitas com base em imagens de satélite de São Paulo e da floresta amazônica, tiradas a 700 mil metros de altura. Mais do que um showroom, porém, a Casa Guararapes é uma experiência que combina aprendizado, mão na massa e estímulos para os cinco sentidos.
Aberto em São Paulo em março deste ano, o casarão soma 900 metros quadrados e dispõe de auditório para 35 pessoas; oficina de trabalhos manuais, que oferece cursos diversos; materioteca, na qual arquitetos e designers de interiores podem montar moodboards e testar as combinações sob luz natural e artificial; coworking para profissionais do segmento; salas de reunião; espaço gourmet para eventos; rooftop e jardim. Para descobrir as novidades da empresa, esqueça os mostruários convencionais: volumes geométricos apresentam produtos como o recém-lançado MDF Áris, que traz uma camada extra de proteção contra riscos, marcas de dedos, radiação UV e calor e vem nos tons Noite (preto) e Neblina (cinza).
Outra forma de vivenciar e visualizar os painéis é passear por dentro da Casa Múltipla, um apartamento de 60 metros quadrados que acaba de ser montado dentro do local. O projeto, criado pelas arquitetas Larissa Pacheco e Renata Munhoz, foi o vencedor do concurso Espaço do Futuro, promovido pela Guararapes no início do ano, e traz ambientes flexíveis, que se moldam conforme as atividades dos moradores, além de propor diversas possibilidades de uso para os padrões da empresa.
Durante a DW! 2022 a marca promove tours guiados para apresentar a Casa Guararapes aos visitantes. Também organiza duas palestras: dia 6, sobre o futuro do morar, com Krizia Gatica do WGSN, e dia 8, sobre cor, arquitetura e design, com Rodrigo Ohtake.
Fundada em 1984, a Guararapes começou como fabricante de chapas de compensado e, ao longo do tempo, se tornou a segunda maior exportadora do material no país, com a produção dividida em dois complexos, em Palmas (PR) e Santa Cecília (SC). Em 2009, foi criada a fábrica de MDF, em Caçador (SC), na qual são aproveitados os cavacos de madeira do resíduo das outras duas manufaturas. Toda a madeira utilizada pela empresa tem certificação de manejo florestal. A Casa Guararapes paulistana é o segundo showroom do tipo aberto pela marca — a primeira surgiu em Curitiba.
Em breve mais informações sobre a ação da Guararapes na DW!