DW! Tour Balneário Camboriú 2025: propósito, liberdade e empatia na arte contemporânea de Diego dos Santos, do Espaço Bezalel

Uma arte abstrata carregada de propósito, liberdade e empatia. O catarinense Diego dos Santos se entendeu como artista profissional aos 21 anos, durante sua atuação junto a crianças e comunidades vulneráveis. Após mais de uma década trabalhando em uma ONG, segue sua carreira solo e concentra seu trabalho social no Espaço Cultural Bezalel, fundado em 2019 com sua esposa, a bailarina Nayara de Jesus. Mais que um estúdio, esta galeria e centro de formação artística oferece aulas para crianças da rede pública, utilizando a arte e a dança como aprendizados capazes de transformar vidas.

As obras de Diego dos Santos e a assinatura Bezalel vêm conquistando destaque nacional e internacional em exposições que já passaram por países como Israel, Portugal, Áustria e Espanha, além de mostras como a CASACOR. No DW! Tour Balneário Camboriú, a convite do CasaHall Design Shopping, o artista plástico participa de exposições e instalações de 19 a 22 de agosto, com destaque para a pintura das letras icônicas na fachada do shopping.

Nesta obra de arte efêmera e exclusiva, ele mescla tinta spray, cores neon, pinceladas e marcas produzidas com as próprias mãos, em uma expressão livre e carregada de brasilidade. Nas exposições, vai apresentar obras da atual série Amassados, além de pinturas realizadas no projeto social – uma delas em conjunto com crianças do sertão do Piauí, no povoado de Várzea Grande.

Conheça mais sua história no bate-papo a seguir.

DW!: Como a arte surgiu em sua vida?

Diego dos Santos: Sou envolvido com arte desde criança. No entanto, só aos 21 anos de idade comecei a conhecer e entender que eu poderia ser um artista de ofício, trabalhando de fato na área. Sou de origem simples, e uma ONG na época me despertou esse olhar de uma maneira profissional. Passei 11 anos com essa organização, cujo atelier piloto oferecia aulas e oficinas de arte-terapia para crianças e comunidades.

Em 2018, comecei minha carreira solo e, no ano seguinte, abri um estúdio com minha esposa, que é bailarina profissional: o Espaço Cultural Bezalel. Ali replicamos o trabalho social, principalmente com crianças de origem periférica, levando aulas de dança e de artes visuais para escolas”.

Crianças de diversas idades participam dos projetos sociais e artísticos do Espaço Cultural Bezalel, em oficinas de dança e pintura que levam a arte como transformação e esperança. Várias obras são criadas em conjunto, de forma coletiva, trazendo expressividade nos gestos e nas cores | Fotos: Divulgação

DW!: Qual o significado de Bezalel?

Diego dos Santos: Bezalel foi o primeiro artista mencionado na Bíblia, no livro do Êxodo. Foi um artesão chamado para construir um santuário importante e que tinha as mais diferentes habilidades manuais, na perfumaria, na costura, na marcenaria, em trabalhos em ouro e prata, entre outros. Ele comandou uma equipe de artistas e essa história é linda, me atravessa muito. Sempre tive esse nome comigo e eu imaginava que, quando tivesse um estúdio próprio, gostaria que se chamasse Bezalel, agregando vários tipos de arte.

DW!: A pintura sempre foi sua principal forma de se expressar?

Diego dos Santos: Meu contato inicial com a arte foi com mosaicos produzidos em vidros e outros materiais, na ONG. Mas sempre gostei de pintura em tela e era algo que eu buscava desenvolver. Em princípio, trabalhei com algo mais figurativo, para depois perceber que meu maior interesse era pelo contemporâneo, pelo abstrato, utilizando tinta acrílica, giz pastel seco, tinta a óleo, lápis. Comecei a criar essa linguagem e nas telas pude me soltar.

Estar livre com as cores, com as misturas de materiais e com os traços é a forma que eu gosto de trabalhar, sempre com muita expressividade.

DW!: Que sentimentos você busca transmitir em sua arte?

Diego dos Santos: A arte carrega uma verdade. Quanto mais sincero é o artista na obra, sem medo do que as pessoas possam pensar, mais ele impacta e toca o público com as cores, os traços e movimentos. Não é apenas pegar um pincel, os materiais e fazer o que quiser – o essencial é ter o entendimento do que sinto e do que quero falar. As pessoas cada vez mais buscam a verdade na arte abstrata, percebendo todo o sentimento que ela transmite. Uma vez ouvi um curador falar que a arte te encontra, é uma questão de identificação. A obra se realiza quando atravessa o espectador, que amplia e dá outros sentidos à minha criação com outras leituras pessoais, profundas e sensíveis.

Geralmente meu ponto de partida é uma mensagem ou alguma reflexão que encontro na busca por um lugar de quietude e silêncio. Gosto de falar que minha tela sempre tem um texto. A arte é uma ferramenta que me conecta com o divino, ela entra no lugar das palavras que não tenho para expressar. Diante do espaço em branco, consigo falar, gritar e canalizar minha voz. No processo criativo, traduzo mensagens em traços, manchas, riscos, cores, como forma de registro.

À esquerda, uma das obras expostas no DW! Tour Balneário Camboriú, de 19 a 22 de agosto de 2025. Diego dos Santos também assina a arte efêmera realizada nas letras da fachada do CasaHall, que poderá ser conhecida de perto durante o festival, unindo brasilidade e várias técnicas | Fotos: Divulgação

DW!: Como funciona o projeto com crianças e jovens em seu espaço cultural?

Diego dos Santos: Quando foi fundado, tínhamos o desejo de que não fosse apenas um útero de produção e criação, mas um espaço físico que oferecesse acesso à arte para as crianças da rede pública, a partir dos 3 anos de idade até adolescentes. Levo para as escolas oficinas de pintura e minha esposa, apresentações e workshops de dança. Dessas ações nascem algumas obras de arte, as crianças colocam nas telas sua pureza e sua liberdade, que são muito inspiradoras. Para nós é transformador ser esperança na vida de alguém, dar voz e ajudar a mudar o destino de tantas crianças.

DW!: Qual sua expectativa nesta primeira participação no DW! Tour Balneário Camboriú?

Diego dos Santos: É muito importante e desafiador estar na DW!. A convite do CasaHall Design Shopping, vamos levar trabalhos que trazem acolhimento, propósito e expressividade, bem conectados ao tema da edição deste ano, Ambientes que Despertam Sentidos. Serão telas e obras que farão parte de exposições e instalações – e também assino a arte que transforma as letras brancas da frente do shopping, com referência na brasilidade. Minhas obras têm muito a ver com empatia, e acho que essa ideia se relaciona diretamente ao design hoje. Afinal, o designer faz para os outros o que ele gostaria de ter e de usar, oferecendo conforto, funcionalidade e beleza.

Design é uma área muito especial que, por natureza, obriga a olhar para o outro e a se colocar no lugar de alguém o tempo todo, para tornar a vida melhor. É o que também busco praticar na minha arte.

 

DW! Tour Balneário Camboriú
19 a 22 de agosto de 2025
CasaHall Design Shopping | Av. do Estado Dalmo Vieira, 4770 – Estados, Balneário Camboriú – SC
Programação em breve aqui no site. Assine a newsletter e acompanhe @dwsemanadedesign para mais novidades!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter dW!

Receba notícias exclusivas do universo do design, arquitetura e decoração

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.