Agenda DW!: mostras e eventos em Julho na capital paulista para quem ama design, arquitetura e arte

Detalhes do acontecimento

DATA: Julho/2025

Todos os meses, a DW! Semana de Design traz diversas sugestões aqui e em nosso Instagram de exposições, mostras e instalações para curtir na cidade de São Paulo!

A gente prioriza especialmente eventos gratuitos e de fácil acesso, para que todas as pessoas apaixonadas por design, arquitetura e arte possam aproveitar ao máximo. Confira agora algumas exposições imperdíveis em Julho de 2025 e coloque na agenda!

Japan House São Paulo

A exposição Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão apresenta parte de uma casa, em escala real, que pode ser fabricada a partir de um aplicativo com madeira processada por meio da fabricação digital, para ser montada em colaboração com família e amigos. A mostra também evidencia a anatomia da construção, revelando seus elementos.

Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão, por sua vez, traz a experiência da edição da exposição mundial em Osaka para aqueles que não podem visitá-la presencialmente. O público tem a chance de conhecer ideias, inovações e reflexões sugeridas como caminhos possíveis para o futuro da humanidade, especialmente em iniciativas japonesas relacionadas à sustentabilidade e à cultura alimentar.

Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão acaba de entrar em cartaz e fica até 12 de outubro na @japanhousesp. E a Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão pode ser visitada até 24 de agosto. De terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Grátis

Museu do Ipiranga

A mostra Design e Cotidiano na coleção Azevedo Moura reúne 930 objetos com curadoria de Adélia Borges, entre móveis, utensílios, fotos e materiais gráficos escolhidos ao longo de seis décadas pelo casal de colecionadores Calito e Tina. A exposição reflete sobre as memórias da imigração e observa o universo doméstico de pessoas que buscavam construir uma nova vida.

Em cartaz no @museudoipiranga, segue até 28 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 17h. Grátis

CCBB São Paulo

A mostra Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil apresenta em todo o prédio histórico do CCBB cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras na década de 1980. Uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania.

A exposição está no @ccbbsp até 4 de agosto. Todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h. Grátis

MuBE

Abrindo as comemorações dos 30 anos do MuBE, entrou em cartaz a exposição Laura Vinci – Fluxos. A mostra permite vivenciar a impermanência das coisas entre esculturas, instalações e sistemas em movimento, que ocupam a arquitetura brutalista do MuBE com leveza e poesia. Maçãs que apodrecem, vapores que escapam, vidros e metais que respiram: tudo pulsa em transformação.

Visitação aberta até 7 de setembro no @mube_sp. Terças, das 11h às 17h (última entrada 16h30). De quarta a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h30). Grátis

Museu da Língua Portuguesa

Fala Falar Falares é o título da exposição que convida a pensar como o simples ato de falar é um superpoder da espécie humana. Para pronunciar uma única palavra, afinal, todo o corpo é acionado, desde as cordas vocais até o cérebro e os pulmões. Além da fantástica capacidade de se manipular o som a partir do corpo, a mostra destaca o português falado no Brasil e sua variedade.

A exposição segue até 14 de setembro no @museudalinguaportuguesa. Terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h). Grátis para crianças até 7 anos e grátis para todo mundo aos sábados e domingos

Pinacoteca

As galerias do 2º andar da Pina Luz recebem a exposição individual de Neide Sá, do movimento de vanguarda Poema/Processo (1967-1972). As 97 obras revelam como a artista buscava compreender o poema como objeto gráfico que extrapola o alfabeto, com uma multiplicidade de linguagens e suportes que revelam sua pesquisa de materiais e sua produção entre os anos 1960 a 2000.

Já a exposição Flávio Império: tens a vontade e ela é livre propõe uma imersão em diferentes momentos e manifestações da produção do artista, cuja atuação marcou a cena cultural do Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Sua importância se dá pela multiplicidade de linguagens que dominava e também pela maneira como ele as articulava em uma prática artística crítica.

Neide Sá: vida, doce mistério está na @pinacotecasp até 25 de janeiro de 2026. Flávio Império: tens a vontade e ela é livre segue até 1 de fevereiro de 2026. Aberto todos os dias (exceto terças), das 10h às 18h. Grátis aos sábados e em todos os segundos domingos de cada mês

Instituto Tomie Ohtake

A mostra Manuel Messias — Sem limites contempla a obra de um dos mais destacados representantes da gravura brasileira do século XX. Sergipano radicado no Rio de Janeiro, buscou na linguagem do protesto e da inconformidade sua inspiração. A exposição reúne cerca de 70 xilogravuras produzidas em três décadas, incluindo imagens, frases e até um alfabeto próprio.

A exposição fica em cartaz até 3 de agosto no @institutotomieohtake. De terça a domingo, das 11h às 18h (última entrada 18h). Grátis

Casa Bradesco

A exposição inédita Crivo: A Perspectiva de Luisa Strina reúne nomes que ajudaram a moldar a arte contemporânea sob a perspectiva única da mais longeva galeria de arte contemporânea do Brasil. Cildo Meireles, Tunga, Anna Maria Maiolino (foto) e Antonio Dias, entre outros artistas pioneiros e consagrados, compõem a mostra, com 36 obras do acervo pessoal de Luisa Strina.

A mostra está na @casabradesco até 3 de agosto. De terça a domingo, das 12h às 20h. Ingressos no MATA App. Grátis às terças-feiras

Sesc 14 Bis

Pausa, da artista visual Stela Barbieri (@stelabarbieri), propõe uma experiência imersiva em esculturas habitáveis. Os três casulos gigantes protegem e criam espaços que convidam o público a entrar, permanecer e experimentar um outro ritmo. Dentro deles, é possível descansar, conversar, relaxar e refletir sobre a importância das pausas, do ócio e do tempo na construção das subjetividades e relações humanas.

A instalação fica no térreo do @sesc14bis até 3 de agosto. Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 19h. Grátis

Sesc Pompeia

Lugar Público, do artista europeu Antoni Muntadas, é a mostra que ocupa atualmente a área de convivência do prédio assinado por Lina Bo Bardi, com intervenções audiovisuais, textuais e dispositivos arquitetônicos. O conjunto questiona as transformações urbanas, com um olhar para os espaços públicos e o direito de acesso aos espaços coletivos.

A mostra está em cartaz até 31 de agosto no @sescpompeia. Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Grátis