Experiência é um dos itens mais avaliados em qualquer prestação de serviços, incluindo os hospitalares. E a arquitetura e o mobiliário desempenham um papel importante na forma como os pacientes, famílias e funcionários experimentam o espaço. Quantas vezes você optou por uma determinada clínica ou hospital com base em seu ambiente?
Por isso, designers e arquitetos que desenvolvem projetos para hospitais, clínicas, maternidades e consultórios buscam se atualizar sobre produtos projetados para melhorar a experiência em hospitais, clínicas, maternidades e consultórios. No mercado já é possível encontrar móveis capazes de criar ambientes amigáveis, mas que também são construídos para evitar a propagação de infecções por meio de uma limpeza fácil e eficaz.
Quais fatores devem ser levados em consideração?
Estética, ergonomia, funcionalidade, universalidade e facilidade de limpeza são fatores intrínsecos ao mobiliário hospitalar. Mas como os fabricantes de móveis hospitalares estão tratando esses fatores?
Estética, funcionalidade e praticidade
Móveis de ambientes de saúde tradicionalmente são considerados desajeitados, pálidos e frios. No entanto, as peças da linha Zeall da Franco Bachot prova que durabilidade e estilo podem ser conciliados. Assinada pelos designers Alexandre Rocha e Daniela Ferro do estúdio AsaDesign e pelo Studio FB, a coleção foi desenvolvida a partir de um conceito claro de hospitalidade, unindo a proposta de receber as pessoas de maneira agradável sem deixar de lado o conforto, segurança e principalmente, bem-estar.
Companhia e suporte
Acompanhantes também precisam de conforto e bem-estar, seja durante uma visita ou quando passam a noite no quarto de um hospital. Um exemplo é o sofá-cama Abraccio – que oferece lugares sentados para dois a três adultos e, à noite, pode ser usado para uma pessoa dormir – basta levantar os braços e retirar as almofadas.
Se o espaço é reduzido, a poltrona Intensitá se transforma em uma superfície bastante confortável para dormir. Para as refeições ou momentos de trabalho, basta puxar a mesa de aproximação Cortese.
Roupas, livros, objetos de uso pessoal e outros itens podem ser armazenados no gaveteiro Grazie – a peça é feita em madeira maciça – com diversas opções de tingimento, possui corrediça telescópica e pés reguladores.
Ergonomia é fundamental
Conforto e segurança são vitais para os ambientes de saúde. E o mobiliário utilizado nestes espaços devem estar preparados para atender a pessoas com diferentes idades, tamanhos, pesos e habilidades funcionais. Isso exige que os fabricantes de mobiliário para hospitais criem peças que mantenham os usuários e cuidadores livres de lesões e ofereçam mobilidade para que os pacientes façam o máximo possível de forma independente.
Quando se trata de ergonomia, poucos centímetros podem fazer uma grande diferença. Um assento mais alto, por exemplo, pode ajudar uma pessoa a sentar e levantar-se com mais facilidade. As poltrona Sense apresenta uma dimensão de assento maior e a poltrona Presença possui encosto reclinável, podendo ser usada também para passar a noite no hospital.
Limpeza segura
A capacidade de limpar móveis e estofados é um requisito fundamental no setor de saúde. A higienização adequada do produto melhora a experiência do paciente e da família e, mais importante, evita infecções. No entanto, os desafios são abundantes nesta área.
Materiais e tecidos que contribuem para uma fácil limpeza mas que não deteriorem com os produtos usados são cada vez mais utilizados. Os revestimentos são devidamente apropriados a um uso duradouro e prática manutenção, resultando em móveis com manutenção mais prática e segura.
Mobiliário versátil
Do tamanho ao tecido, a versatilidade do design também chegou aos móveis hospitalares, com peças desenvolvidas para diferentes espaços e apropriadas para variadas necessidades. Recepção, refeitório, quarto hospitalar e coworkig se beneficiam ao ganharem ambientes mais estruturados para receber pacientes e familiares. E ganham também em aparência e possibilidades de design.
As poltronas e sofá da linha Vero são aconchegantes e fáceis de ambientar e adequam-se facilmente a ambientes com diversos estilos.
Aguardando a vez
A poltrona Esmero possui estrutura em madeira maciça de Tauari e madeiras multilaminadas com aplicação de percinta elástica e acabamento em diversas opções de tecido. Criada do Studio FB, a peça desenvolvida para oferecer melhor aproveitamento do espaço.
Para sentar por pouco tempo
O sistema Serenitá oferece suporte a momentos de transição para tornar cada momento mais significativo para os pacientes e seus familiares.
Futuro promissor
A evolução do mobiliário hospitalar está muito atrelada a necessidade atual dos espaços contemplarem o máximo conforto, segurança, conveniência e também proporcionar experiências. Neste ponto, o design assinado entra como um diferencial que agrega funcionalidade, tecnologia e traz novas abordagens a velhos conhecidos, como a poltrona da sala de espera ou as cadeiras do espaço para refeições. Trata-se de bem-vinda evolução que está em curso e tende a surpreender nos próximos anos.
Conheça todas as peças da Zeall – coleção de móveis hospitalares da Franco Bachot: francobachot.com.br