Imagem: Kristopher McKay. © Solomon R. Guggenheim Foundation
Conhecimento e construção de repertório são algo que devem ser alimentados ao longo de toda vida. E foi pensando no aspecto transformador e positivo da disseminação de conteúdo que dois importantes museus de Nova Iorque, digitalizaram centenas de livros de arte e catálogos de exposição e colocaram seus arquivos disponíveis para acesso livre e gratuito.
Em seu site, o Metropolitan Museum of Art disponibilizou obras publicadas entre 1964 e 2017 que compreendem todo o período da história da arte. Além de estudos críticos sobre arquitetura, dança, escultura, música, pintura, literatura, teatro, cinema e fotografia, o acervo também contempla estudos e perfis biográficos de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Van Gogh, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Claude Monet, Rosa Bonheur, Georgia O’Keeffe, John Singer Sargent e Utagawa Hiroshige. Os livros estão disponíveis para download no formato PDF ou podem ser lidos on-line. Também existe a possibilidade de comprá-los em formato impresso.
Já o Guggenheim, digitalizou parte do acervo de catálogos de exposições passadas e mais de 200 livros de arte moderna. Os livros e catálogos, disponíveis no Internet Archive reuniem desde temas específicos, como Picasso e os anos de guerra, Expressionismo ou mesmo o livro Do espiritual na arte, de Kandinsky. Tudo disponível para livre acesso.
Klimt, Edvard Munch, Max Ernst, Paul Klee e outras centenas de artistas esperam por você.