Prestes a comemorar 80 anos, a Lider (@liderinteriores) apresenta a coleção Essência da Forma, que traz 19 novas peças de mobiliário e propõe a conexão com sensações familiares, baseadas em desenhos que remetem a outros tempos assim como em releituras de modelos clássicos. Com o lançamento, a marca reforça seu compromisso com o design autoral, exalta a brasilidade e procura expressar a espontaneidade e o acolhimento presentes nas casas do país. Os móveis incorporam traços orgânicos e etapas artesanais, características que distinguem a produção brasileira no cenário mundial e a tornam única.
Um grupo diverso e experiente de designers assina as criações, desenvolvidas sob a curadoria do estúdio Nada Se Leva, que completa dez anos de parceria com a Lider. Entre os autores da coleção, Bruno Faucz projetou a mesa de jantar Voga, inspirada na curvatura das grandes ondas do mar, e as mesas de centro Folha, que evocam o visual da família de plantas Monstera. A dupla Leonardo Lattavo e Pedro Moog, da Lattoog, desenhou a poltrona Frisos, cujos pés de madeira maciça exibem frisos verticais e se unem ao encosto por um sistema de fixação oculta.
A banqueta Manguezal, de Maurício Arruda, nasceu da ideia de um cilindro puro esculpido, cercado de pés robustos. Está disponível nas versões com e sem encosto. Na mesa de jantar Tríplice, Mariana Betting e Roberto Hercowitz, da emDoïsdesign, utilizaram três pés no formato de losango, distribuídos horizontalmente, que podem sustentar estas opções de tampo: oval, retangular ou amorfo. Desenhada por Marina Dubal, a poltrona Arco traz um braço curvilíneo que envolve o encosto, unindo-se à estrutura de madeira de modo suave.
Criado pelo Estúdio Griz, dos designers Myrella Castilho e Vinicius Vieira, o sofá Malu se destaca pelo encosto contínuo, que produz um ângulo côncavo em relação ao assento e cria a sensação de leveza. A dupla também assina a poltrona Benício, com base robusta de madeira e uma concha estofada que parece abraçar o usuário. A poltrona Boomerang, de Brunno Jahara, derivada do sofá homônimo, é outra peça que sobrassai devido ao desenho orgânico, ideal para os momentos de relaxamento.
O uso do couro chama a atenção na mesa lateral Laços, criação de Mariana Marchesi: o material compõe a cesta inferior trançada e as tiras que suspendem o tampo. Na poltrona Samba, Frederico Cruz e Marcelo Salum, do Estúdio Fresa, revelam o gosto por esse ritmo brasileiro, traduzido em formas sinuosas e num perfil leve e descontraído. Por fim, a mesa de centro Verga, projetada pelo Estúdio Lider, une os pés oblongos ao tampo de linhas arredondadas, que pode ser feito de três materiais: madeira, mármore e vidro.
Durante a DW!, os móveis da coleção Essência da Forma foram expostos nos showrooms da Lider na alameda Gabriel e nos shoppings D&D e Cidade Jardim e, a partir de agora, chegam às lojas da marca de todo o país.
Curtiu a novidade? Confira outros destaques do universo do design em nosso Instagram: basta seguir o perfil @dwsemanadedesign. Para receber as notícias em primeira mão, assine nossa newsletter.